Moradores de Belo Horizonte e das cidades da região metropolitana terão acesso liberado ao transporte coletivo para o primeiro turno das eleições municipais, neste domingo (6 de outubro), entre meia noite e as 23:59. A decisão é prevista na Lei Orgânica do Município de Belo Horizonte e pela Resolução 23.736/2024, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A decisão é válida para os ônibus (incluindo suplementares e MOVEs) e metrô da região e não será preciso apresentar o título de eleitor para usufruir da gratuidade. Os transportes vão seguir normalmente o cronograma de viagens de dias úteis. Linhas específicas para o Zoológico e o Parque das Mangabeiras continuarão ativas.
Os ônibus poderão ser acessados por meio dos cartões BHBUS ou Ótimo, ou pela liberação da catraca pelo motorista. No caso da utilização dos cartões, nenhum valor será debitado da conta.
A Prefeitura de Belo Horizonte também comunicou que vai aumentar a frota de ônibus em 45% para atender o dia das eleições, com a adição de aproximadamente 5.000 veículos.
Eleições 2024
Acesse a página dos candidatos para consultar informações dos postulantes registrados para as Eleições Municipais deste ano.
Apuração dos resultados
O TEMPO criou uma plataforma em que será possível acompanhar o processo de apuração de votos nas eleições municipais de 2024. Você poderá receber notificações sobre a apuração em sua cidade, clique aqui para saber como habilitar.