O Brasil escolhe, neste domingo, 6 de outubro, seus representantes políticos na esfera municipal. Fundamentais no papel de governar os municípios, os prefeitos e prefeitas são eleitos a cada quatro anos com a responsabilidade de zelar pela boa administração e qualidade de vida da população. Em reconhecimento à responsabilidade do cargo, no dia 6 de outubro é celebrado, nacionalmente, o 'Dia do Prefeito', dedicado às gestoras e aos gestores de todo o Brasil.
Em nota, a Associação Mineira de Municípios (AMM) parabenizou todos os gestores públicos dos 853 municípios de Minas pela data, e destacou a importância desses administradores que trabalham arduamente para o desenvolvimento dos municípios e, consequentemente, de Minas e do Brasil.
“Ser prefeito é estar próximo da população, em busca de melhorias e melhor qualidade de vida para os nossos munícipes. Continuemos trabalhando, sempre, e unidos, para conseguirmos alcançar melhores condições para os municípios”, ressalta o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius.
Data de criação do cargo
Além de 6 de outubro, o Dia do Prefeito também é comemorado em 11 de abril. Essa última data faz alusão ao dia em que foi criado o primeiro cargo de prefeito no Brasil – em 11 de abril de 1985, por meio da Lei 18, da então Assembleia Provincial Paulista.
Lei especial para Minas foi aprovada em 2024
Em julho deste ano, o governador Romeu Zema instituiu 6 de outubro como o 'Dia do Prefeito Mineiro', a ser comemorado anualmente. O Projeto de Lei foi elaborado pelo deputado estadual Rodrigo Lopes (União).
Na justificativa, Rodrigo afirmou que a criação do 'Dia do Prefeito Mineiro' tem como principal objetivo valorizar e reconhecer o papel fundamental desempenhado pelo gestor municipal na construção de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento local.
"Essa data representa uma oportunidade valiosa para destacar a importância do trabalho do prefeito, considerando a vasta diversidade presente no estado de Minas Gerais, que implica desafios específicos e demandas distintas para cada município, que exigem soluções adaptadas às particularidades de suas respectivas localidades. Os prefeitos, portanto, representam o poder executivo mais próximo dos cidadãos", explicou o deputado.