Além de votar para prefeito e vereador neste domingo (6), os eleitores de Belo Horizonte também vão decidir, por meio de um referendo, se a capital mineira terá uma nova bandeira. Mas, os eleitores farão sua escolha sem ver as opções na urna. Por questões técnicas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não conseguiu incluir as imagens no sistema da urna eletrônica, embora tenha sido o desejo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG).
Por isso, os eleitores verão a imagem da velha e da nova bandeira somente em cartazes colados na seção eleitoral. O eleitor deve votar 1 para escolher a nova bandeira e 2 para manter a antiga. Também é possível votar em branco ou, digitando qualquer outro número, anular a votação.
Wellerson Arantes, secretário de tecnologia da informação do Tribunal Regional Eleitoral em Minas Gerais (TRE-MG), explica que o sistema do TSE ainda não "estava preparado" para isso.
"Entre todos os referendos que estão ocorrendo no Brasil, BH é a única cidade em que era preciso exibir algum tipo de imagem na tela para os eleitores. No futuro, acredito que o sistema estará mais aperfeiçoado e isso será resolvido", diz.
A bandeira atual utiliza o brasão da cidade sobre um fundo branco. Já a nova bandeira mantém elementos básicos do brasão, mas em um formato minimalista. Ela representa o pico Belo Horizonte, ponto mais alto da cidade, na Serra do Curral, simbolizado pelo triângulo verde, e o sol.
A nova bandeira é uma alternativa criada por um designer belo-horizontino e foi aprovada pela Câmara Municipal (CMBH) em 2023.