Os oito candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte demonstraram otimismo ao registrar os votos nas seções eleitorais da capital mineira, neste domingo, 6 de outubro. A movimentação dos políticos foi tranquila e os favoritos nas pesquisas reafirmaram confiança quanto aos resultados. A votação ocorreu das 8h às 17h. 

Bruno Engler (PL)

O candidato Bruno Engler (PL) demonstrou confiança por um resultado positivo, especialmente devido à última pesquisa divulgada. Ele votou em uma escola do bairro Serra, região Centro-Sul de BH, e estava acompanhado da sua vice, Coronel Claudia. 

"Na pesquisa de ontem (sábado), batemos em primeiro lugar, cinco pontos percentuais à frente do Fuad (Noman, atual prefeito e candidato à reeleição). Tomara que tenhamos um resultado muito favorável. Primeiro temos que ver o resultado. Time que quer ser campeão não escolhe adversário", disse.

Carlos Viana (Podemos)

O candidato Carlos Viana (Podemos), registrou seu voto na Escola Estadual Helena Pena, no Sagrada Família, na região leste da capital. Na companhia da mulher, Solange Viana, e dos assessores, ele criticou a campanha eleitoral em BH, afirmando que a liderança nas pesquisas é ocupada por “candidaturas milionárias”. 

"Muito desigual na questão financeira. Hoje, as campanhas estão, cada vez mais, milionárias. É só olhar as candidaturas dos três nomes que estão à frente [nas pesquisas]. São candidaturas que têm muito dinheiro”, queixou-se. 

Duda Salabert (PDT)

A candidata Duda Salabert (PDT) votou no bairro Caiçara, região Noroeste da capital. Ela destacou o avanço político contra o preconceito, independentemente do resultado eleitoral. 

“É um momento histórico, porque essa avenida aqui da frente  (Carlos Luz) é um ponto de prostituição de travestis e transexuais. 90% das travestis e trans estão na prostituição, e dificilmente você encontra uma travesti comprando pão na padaria, porque até o sol nos é negado. Hoje, estamos no centro da política do Brasil, e isso mostra que estamos progredindo. O mais importante que qualquer resultado eleitoral é que tivemos um avanço político contra o preconceito” ressaltou.

Fuad Noman (PSD)

O atual prefeito de Belo Horizonte e candidato à reeleição, Fuad Noman (PSD), compareceu ao Colégio Rede Decisão (antigo colégio Isabela Hendrix), no bairro de Lourdes, na região Centro-Sul, acompanhado pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, pelo deputado estadual Mauro Henrique Caixa (PV) e pelo vice da chapa, Álvaro Damião (União Brasil).

"Trabalhamos muito, fizemos uma campanha propositiva, sem atacar ninguém, mostrando o que fizemos, o que estamos fazendo e o que vamos fazer. Minha expectativa é de que as pessoas reconheçam e que a gente vá para o segundo turno, e aí vai ser outra eleição. Mostrei para os eleitores que se eu ficar mais quatro anos, vou conseguir fazer muito mais pela cidade de Belo Horizonte", afirmou Fuad.

Gabriel Azevedo (MDB)

O candidato Gabriel Azevedo (MDB) votou na Escola Estadual Afonso Pena, no Funcionários, na região Centro-Sul da cidade, acompanhado da sua mãe, avó e irmã. Visivelmente emocionado, ele reforçou seu compromisso com a democracia. Questionado sobre quem gostaria de enfrentar num eventual segundo turno, ele evitou citar.

"Quem escolhe é o povo, estou pronto para o que vier. Sou um democrata, um cidadão que veio exercer o voto. A cidade de Belo Horizonte foi às urnas para decidir como ela pode ser cuidada. Nessa campanha eu percebi que tem um povo muito orgulhoso e preocupado com uma cidade que está abandonado, largada, mal cuidada. Estou aqui para representar o sentimento de alguém que ama muito a cidade", declarou.

Indira Xavier (UP)

A candidata Indira Xavier (UP) votou Na Escola Estadual Francisco Sales, no bairro Barro Preto, na região Centro-Sul. Ela reforçou a a luta “intensa” durante os 45 dias de campanha e espera continuar mostrando suas propostas para a cidade futuramente.

"É para isso que nós apresentamos a nossa candidatura, para poder fazer enfrentamento aos ricos e poderosos da nossa cidade, mas, principalmente, para construir uma alternativa de poder popular para o nosso povo, um programa revolucionário de luta”, destacou.

Lourdes Francisco (PCO)

A candidata Lourdes Francisco (PCO) votou no Colégio COPAM BH, no bairro Jaraguá, região da Pampulha. ElA citou as dificuldades que o partido enfrentou ao longo da corrida eleitoral, dentre elas a liberação tardia do fundo, impediram que eles fizessem a campanha que desejavam.  

“Nós, os militantes do PCO, trabalhamos muito com toda dificuldade que foi sem fundo eleitoral. Mas a gente tem a sensação de dever cumprido, porque dentro do possível a gente conseguiu divulgar o programa, o projeto do partido e isso é nos inclui num patamar muito positivo”, afirmou. 

Mauro Tramonte (Republicanos) 

Mauro Tramonte votou no antigo colégio Izabela Hendrix, na região Centro-Sul da capital e afirmou ter "certeza" de que estará no segundo turno.  

“Vamos para o segundo turno com certeza, seja com quem for, não tem problema nenhum. Nós vamos vencer. Tenho certeza de que vamos ter uma ótima, excelente votação. A população está conosco. Tenho certeza de que as pessoas são conscientes, sabem quais são as melhores propostas, quem está mais interessado em resolver os problemas de Belo Horizonte", apostou Tramonte.

Wanderson Rocha (PSTU)

O candidato Wanderson Rocha (PSTU) votou no início da tarde, na Escola Municipal Professora Ondina Nobre, no bairro Céu Azul, região de Venda Nova. Ele destacou que mesmo diante do que ele chama de cerceamento dos veículos de imprensa, ele e o partido tentaram levar a mensagem ao povo trabalhador.

“A nossa mensagem é sobre a necessidade do povo trabalhador, da nossa juventude se organizar. Uma alternativa socialista em que os trabalhadores de fato possam governar a cidade, possam governar o estado, o país, possam governar o mundo", ressaltou.

Quais são os números dos candidatos nas Eleições 2024?

Quer conhecer todos os políticos que concorreram ao pleito? Confira a lista de candidatos a prefeito e vereador de todas as cidades do Brasil nestas Eleições 2024. Em nossa página especial, vamos mostrar os números dos candidatos e suas propostas de campanha, além de dados especiais.

Como acompanhar a apuração dos resultados das Eleições 2024?

O Tempo terá uma plataforma especial de apuração dos resultados das Eleições 2024. Assim que a contagem dos votos tiver início, às 17h do domingo, 6 de outubro, iremos lhe avisar sobre como está a apuração em sua cidade. Saiba como habilitar as noticações clicando aqui.