O vereador e jornalista Álvaro Damião (União) anunciou, oficialmente, que será candidato a vice na chapa do prefeito Fuad Noman (PSD), que busca a reeleição. O anúncio foi feito na manhã deste sábado (27/07) durante convenção do partido e após um convite formal do próprio prefeito, que subiu ao palco do evento para fazer o anúncio e pedir a aprovação do União Brasil.

Antes mesmo do convite e da confirmação, pré-candidatos a vereador pelo União Brasil anunciados já adiantavam o acordo, celebrando que Damião seria vice na chapa do atual prefeito. Após o anúncio de todos os pré-candidato, Fuad subiu ao palco para agradecer a aliança do PSD com o União Brasil e anunciar sua decisão de ter o vereador do partido ao seu lado nas eleições. Para selar o acordo, eles trocaram bonés escritos “Fuad e Damião”

“Desde o primeiro momento, quando nós pedimos que o União indicasse um nome, que fosse forte e capaz de agregar, eles sugeriram o nome do Álvaro. Ele é extremamente articulado, fez um trabalho na Câmara maravilhoso”, declarou Fuad. Apesar da informação já ter sido cravada pela imprensa há semanas, o prefeito afirmou que preferiu esperar a convenção para fazer o pedido formal:

“A convenção do União é hoje, imagina anunciar e chegar aqui hoje e o partido falar não. Eu cheguei e fiz o pedido convencional, tem que fazer dentro dos padrões corretos”

Papel de Damião na chapa

Os rumores de que Damião seria vice na chapa de Fuad começaram em maio, quando o vereador serviu como interlocutor entre o prefeito e os parlamentares da Câmara Municipal, após certa de oito meses de crise entre prefeitura e oposição. 

A informação, entretanto, foi titubeada diversas vezes, especialmente devido ao desempenho de Fuad nas pesquisas de intenção de voto.

Segundo revelou a coluna Aparte, Damião estaria com medo de aceitar a vaga e, caso não se elegesse como vice na chapa com Fuad, perdesse também sua cadeira na Câmara Municipal. A decisão dependeria, segundo revelaram fontes próximas ao parlamentar, de uma garantia do União Brasil de que Damião assumiria sua cadeira como suplente na Câmara dos Deputados, em Brasília, em caso de perda da chapa na eleições municipais. 

Em coletiva de imprensa após o anuncio, Damião negou que havia resistido ao convite, e disse que esperava apenas a confirmação de que era, de fato, o desejo de Fuad que ele fosse vice para aceitar. 

“Nao tive resistência, sempre que meu nome foi falado dentro do partido eu sempre coloquei meu nome a disposição, inclusive do prefeito. Eu queria estar ao lado do prefeito, mas com ele feliz. Eu acho que vocês podem ver a alegria do prefeiro em anunciar o vice dele, isso nao aconteceu em outras chapas”

A escolha de Damião também foi pensada para alavancar o nome de Fuad Noman para as eleições, que vem sofrendo com a falta de conhecimento por parte do eleitorado. Fuad foi vice de Alexandre Kalil nas eleições municipais de 2020 e assumiu a prefeitura em 2022, quando Kalil renunciou ao cargo para se candidatar a governador.