O deputado federal Cabo Junio Amaral (PL) foi oficializado como pré-candidato a prefeito de Contagem numa chapa que terá o apoio do partido Novo, do governador Romeu Zema. O nome foi aprovado pelo partido nesta quinta-feira (1/08), durante a convenção municipal da legenda.
A favorita para ocupar o cargo de vice-prefeito na chapa é Flávia Faulstich, líder do movimento Mulheres pelo Novo, em Contagem. Porém, a desistência de Felipe Saliba (PRD), anunciada nesta quarta-feira (31/07), fez o partido adiar a decisão para manter as negociações abertas com outras legendas.
“Agradeço muito à direção do Novo, que tem nos ajudado a pavimentar este caminho. Em relação à escolha do vice, preferimos não apresentar ainda, sobretudo depois da desistência da candidatura de centro (Felipe Saliba, do PRD), para possíveis conversas. Contudo temos esta aliança com o Novo e estamos construindo juntos", afirma Junio Amaral.
Lideranças do partido como o deputado federal Nikolas Ferreira (PL), o senador Cleitinho (Republicanos) e o pré-candidato do PL em Belo Horizonte, Bruno Engler, confirmaram presença no lançamento. Outros representantes do PL, como os deputados estaduais Sargento Rodrigues e Caporezzo, também estiveram presentes.
Bolsonaro
Junio Amaral vai para a disputa com o apoio de Jair Bolsonaro (PL). O ex-presidente era esperado em Contagem para o pré-lançamento da candidatura do PL na cidade, em maio, porém, o evento foi cancelado por problemas de saúde enfrentados por Bolsonaro, na época. A expectativa dentro da legenda é que o ex-presidente consiga estar na cidade na segunda quinzena de agosto, já durante o período de campanha eleitoral.
“É um apoio fundamental (Jair Bolsonaro), mas nós temos a consciência de que não podemos ficar escorando na figura do presidente. Queremos mostrar para a população de Contagem que tenho competência para gerir a cidade e deixar claro que eles estão sendo iludidos com praças e shows”, diz o candidato.
A presença do ex-presidente é uma aposta do partido para alavancar a candidatura de Junio Amaral.
Em Contagem, três pré-candidatos foram apresentados pelos partidos. Além de Cabo Junio Amaral, do PL, e Marília Campos, do PT, também está na disputa Gustavo Olímpio (PSTU).
Chapa de vereadores
O PL em Contagem terá 26 pré-candidatos a vereador, e cerca de 40% são mulheres. Atualmente, o partido não tem nenhum representante com mandato na Câmara Municipal, que atualmente tem 21 vereadores e terá 25 a partir do próximo ano.
A proposta, segundo interlocutores do partido, é lançar uma chapa com nomes novos, capazes de renovar o Legislativo municipal. “A meta é eleger três vereadores. Nomes que está conosco e compartilham nossos valores”, disse.
Quem é o pré-candidato
Junio Amaral tem 37 anos, é policial reformado da Polícia Militar de Minas Gerais e se elegeu deputado federal a primeira vez em 2018, com aproximadamente 158 mil votos. Em 2022, foi reeleito com cerca de 59 mil votos, sendo que 2.842 foram obtidos na cidade.