O TEMPO se prepara para a maior e mais moderna cobertura das eleições municipais de Minas Gerais. Para potencializar a transmissão de todas as informações em tempo real, o veículo de comunicação inaugura hoje um estúdio audiovisual projetado com tecnologia de ponta. A estreia vai contar com entrevistas exclusivas do governador Romeu Zema e seu vice, Mateus Simões, ambos do Partido Novo, no programa Café com Política, da FM O TEMPO 91,7.

“Pela primeira vez, a gente tem o governador Romeu Zema e o vice-governador sentados juntos, durante uma hora, numa bancada comigo e com o Guilherme Ibraim. Escolhemos eles por entender que seria uma entrevista de fato histórica para inaugurar este momento, que é tão importante para a empresa”, destaca a coordenadora de jornalismo da FM O TEMPO e âncora, Thalita Marinho.

Zema e Simões serão entrevistados na inauguração do novo estúdio de O TEMPO - Foto: Fred Magno/O TEMPO

Com mais de 100 profissionais envolvidos, a cobertura das eleições de 2024 será totalmente integrada, com conteúdo disponível em todas as plataformas de O TEMPO: edição impressa, rádio, portal, YouTube e redes sociais, que têm mais de 4 milhões de seguidores.

"Seguimos no processo de digitalização da marca e o novo estúdio, um dos mais modernos do país, é mais um passo nessa fase em que estamos. É um investimento em uma tecnologia que agrega muita qualidade para todos os nossos produtos", afirma Marina Medioli, vice-presidente da Sempre Editora.

“Só no mês de junho, mais de 60 milhões de pessoas foram impactadas pela marca O TEMPO. Isso reflete a importância de nossos produtos e conteúdos para a comunicação no país”, destaca a editora executiva de O TEMPO Renata Nunes.

Experiência

O âncora do O TEMPO News 1ª Edição, Guilherme Ibrahim, afirma que o novo estúdio ampliará a multiplicidade de alcance dos conteúdos produzidos, permitindo uma experiência mais completa para o público. “O estúdio nos dá e, especialmente, ao leitor, ao ouvinte, a quem nos assistir a possibilidade de ver algumas nuances que talvez eles não veriam quando passam por apenas um veículo de comunicação da empresa”, avalia o âncora.

É no switcher de TV que acontece a mágica da imagem e do som do novo estúdio, de onde técnicos controlam câmeras, luz, retorno de voz e outros detalhes - Foto: Rodney Costa/O TEMPO

Sistema digital inova integração

Modernidade e inovação é a marca registrada do novo estúdio de O TEMPO, desenvolvido com o que há de mais avançado no meio jornalístico e no mercado internacional, garantindo que a informação chegue ao eleitor com a mais alta qualidade de áudio e vídeo.

O espaço físico foi projetado para oferecer três ambientes distintos: uma bancada com telão, uma mesa de podcast e um local para entrevistas mais rápidas.

O ambiente é equipado com nove câmeras Sony 4K, das quais cinco são operadas por inteligência artificial. “Essas câmeras podem seguir automaticamente um integrante do cenário, acompanhando todos os seus movimentos”, explica o coordenador operacional da Sempre Editora, Carlos Penido.

“Nosso estúdio é operado por uma tecnologia toda digital. Um dos mais modernos do Brasil.”, Carlos Penido, coordenador operacional da Sempre Editora - Foto: Flávio Tavares/O TEMPO

O sistema digital do novo estúdio, de acordo com Penido, é totalmente integrado via IP, eliminando a necessidade de uma estrutura física gigante.

“Isso significa que podemos integrar dispositivos como celulares diretamente com as câmeras do estúdio, permitindo até mesmo a operação remota de outros estúdios, como o da nossa redação em Brasília”.

Essa inovação possibilita ainda que técnicos controlem remotamente as câmeras, ajustem o foco e corrijam o balanço de imagens em tempo real, tudo durante as transmissões ao vivo. O telão tem 7 metros de comprimento por 2 metros de altura.

Sabatina diferencia apresentação de candidatos a prefeito

A partir de amanhã (20/08), a rádio FM O TEMPO 91,7 dará início a uma série de sabatinas com candidatos às prefeituras de Belo Horizonte, Contagem, Betim e Nova Lima. 

Com um formato de entrevistas mais aprofundadas, elas serão conduzidas em um clima de conversa livre, sem muitas restrições de tempo ou temas, permitindo uma interação mais espontânea em comparação com os tradicionais debates.

Programação de sabatinas no novo estúdio de O TEMPO - Infografia: Editoria de Arte/O TEMPO

“Vamos contribuir para um processo eleitoral mais transparente e informativo, oferecendo aos eleitores a oportunidade de conhecer melhor os candidatos que disputarão as prefeituras das principais cidades da região metropolitana de Belo Horizonte”, afirma a coordenadora de jornalismo da FM O TEMPO, Thalita Marinho. 

A jornalista e seu parceiro de bancada, Guilherme Ibraim, vão comandar as entrevistas. Cada sabatina terá duração de uma hora e será transmitida de segunda a sexta-feira, das 8h às 9h, durante O TEMPO News 1ª Edição.

As sabatinas contarão também com as participações das editoras de Política Marina Schettini, Cynthia Castro, Fransciny Ferreira e Larissa Arantes. Ao longo dos 60 minutos de conversa, os âncoras farão perguntas pensadas exclusivamente para cada candidato, sem um volume predeterminado de temas ou questões. A ideia é permitir que cada entrevistado tenha a liberdade de responder sem a pressão da cronometragem do tempo. 

“A sabatina é uma tentativa de aproximar mais as respostas da autenticidade, da espontaneidade e da realidade, permitindo que o candidato se expresse para a população sem muitas amarras e floreios. É uma forma de o candidato ser o mais genuíno, sincero e transparente possível”, ressalta Ibraim.

Guilherme Ibraim e Thalita Marinho vão conduzir as sabatinas e o podcast Tempo de Eleição - Foto: Daniel de Cerqueira/O TEMPO

Novidade

Além das sabatinas, a dupla de âncoras vai estrear o podcast Tempo de Eleição. “Vamos ouvir pessoas envolvidas na política, mas que não estão nos holofotes.

Um ponto a mais para que os eleitores possam acompanhar, entender mais sobre a política e conseguir fazer suas escolhas”, finaliza Thalita.

(Maria Irenilda/Milena Geovana)