Desde o dia 16 de agosto, quando se iniciaram as campanhas eleitorais, a cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, é a que mais registrou denúncias no Pardal - aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que recebe queixas de práticas indevidas ou ilegais nas campanhas eleitorais na internet. Até as 17h desta segunda-feira (26 de agosto), o município contava com 150 denúncias, o que representa cerca de 9,7% das realizadas em todo o estado (1.542).
Uberlândia está à frente, inclusive, de Belo Horizonte, que conta, até então, com 92 denúncias eleitorais. Em seguida, aparecem Arinos (Região Noroeste) e Cambuquira (Sul de Minas), com 38 reclamações, e Raul Soares (Vale do Rio Doce), com 36 reclamações.
Em todo o estado de Minas, o Pardal recebeu 1.542 denúncias. Destas, 443 dizem respeito ao cargo de prefeito, 19 ao de vice, e 776 ao de vereador.
Denúncias
O aplicativo Pardal está disponível para smartphones e tablets. Conforme o TSE, por meio do sistema, é possível denunciar propaganda eleitoral irregular na internet e outras formas que estejam inadequadas. Dentro do aplicativo, há um botão que direciona os denunciantes para o Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade) quando a queixa envolver desinformação, e para o Ministério Público Eleitoral, caso o assunto esteja relacionado a crime eleitoral ou outros ilícitos.