Com o encerramento do período de convenções partidárias, no domingo (4/8), nove nomes foram oficializados para a disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte deste ano. Os últimos encontros, no fim de semana, definiram as pré-candidaturas de Mauro Tramonte (Republicanos), Carlos Viana (Podemos), Rogério Correia (PT) e Duda Salabert (PDT). Além desses, já haviam sido confirmados, desde o dia 20 de julho, o prefeito Fuad Noman (PSD), que tentará a reeleição, Bruno Engler (PL), Gabriel Azevedo (MDB), Indira Xavier (UP) e Wanderson Rocha (PSTU).

O cenário mudou pouco em relação às articulações que vinham sendo feitas desde o início do ano. As maiores alterações foram as desistências de Luísa Barreto (Novo), que abriu mão da pré-candidatura para ser vice na chapa de Tramonte, e de Bella Gonçalves (PSOL), que se aliou ao PT e vai compor a chapa de Correia. 

Ainda não está definida oficialmente a situação do PSDB, que embora ainda mantenha o nome do ex-deputado João Leite como pré-candidato, somente realizou convenção para lançar a chapa de vereadores. Veja aqui os nomes oficialmente lançados para a disputa ao cargo de chefe do Executivo municipal em BH.

Bruno Engler (PL)

Vice coronel Cláudia Romualdo (PL)

É deputado estadual e vai concorrer à Prefeitura de Belo Horizonte pela segunda vez. Ele também disputou o cargo em 2020, quando ainda era filiado ao PRTB. Agora, o concorrente da direita representa o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na pesquisa DATATEMPO divulgada em julho (registro no TRE-MG: 02187/2024), ocupou, numericamente, o segundo lugar na lista estimulada, com 12,9% das intenções de voto.

Carlos Viana (Podemos)

Vice Indefinido

Jornalista, Carlos Viana atuou na imprensa por 23 anos, com passagens como apresentador no rádio e na televisão. Em 2018, foi eleito senador por Minas Gerais. Licenciou-se do cargo em julho deste ano para disputar o cargo de prefeito de Belo Horizonte. Na pesquisa DATATEMPO divulgada em julho (registro no TRE-MG: 02187/2024), ocupava, numericamente, a sétima posição em cenário estimulado, com 6,6% da preferência dos eleitores.

Duda Salabert (PDT)

Vice Francisco Foureaux (PDT)

A pré-candidata ocupa o cargo de deputada federal. Antes disso, em 2020, Duda foi a vereadora mais votada da história de BH e a primeira trans eleita para o posto na capital mineira. No ano passado, foi reconhecida pela revista “Time” como uma das 100 lideranças mais influentes do mundo. Numericamente, registrou 9,2% das intenções de voto para prefeita na DATATEMPO divulgada em julho (registro no TRE-MG: 02187/2024).

Fuad Noman (PSD)

Vice Álvaro Damião (União Brasil)

Pré-candidato à reeleição, o prefeito de BH ocupa o cargo desde 2022, quando assumiu o posto deixado por Alexandre Kalil. Antes disso, foi secretário municipal de Fazenda. No governo de Minas, chegou às secretarias de Estado de Fazenda, de Transporte e Obras Públicas. Na pesquisa DATATEMPO divulgada em julho (registro no TRE-MG: 02187/2024), registrou 10,6% das intenções de voto e ficou, numericamente, na terceira posição. 

Gabriel Azevedo (MDB)

Vice Paulo Brant (PSB)

Presidente da Câmara Municipal, Gabriel Azevedo está no segundo mandato de vereador e disputa a prefeitura pela primeira vez. É jornalista, publicitário, advogado e professor de direito. Após um período sem partido, aliou-se ao MDB para concorrer como candidato de centro. Na pesquisa DATATEMPO divulgada em julho (registro no TRE-MG: 02187/2024), apareceu, numericamente, em oitavo lugar na lista estimulada, com 2,1% das intenções de voto. 

Indira Xavier (UP)

Vice Geraldo Neres (UP)

A pré-candidata Indira Xavier é natural de Maceió (AL), onde chegou a disputar as eleições para deputada estadual em duas ocasiões. Em Minas Gerais, foi candidata ao governo de Minas em 2022. É coordenadora da Casa Tina Martins, entidade que acolhe mulheres vítimas de violência. Disputa a prefeitura de Belo Horizonte pela primeira vez. O nome dela não foi testado pela DATATEMPO divulgada em julho (registro no TRE-MG: 02187/2024)..

Mauro Tramonte (Republicanos)

Vice Luísa Barreto (Novo)

Eleito duas vezes como deputado estadual, ocupa o cargo na Assembleia desde 2018. É apresentador, com passagens por programas de rádio e TV. Em maio, afastou-se do programa “Balanço Geral”, na Record, para disputar a prefeitura de BH pelo Republicanos. A pesquisa DATATEMPO divulgada em julho (registro no TRE-MG: 02187/2024) mostrou o pré-candidato de centro-direita isolado na liderança, com 22,4% das intenções de voto.

Rogério Correia (PT)

Vice Bella Gonçalves (PSOL) 

O pré-candidato é deputado federal por Minas Gerais e vice-líder do governo Lula (PT) na Câmara dos Deputados. Já foi vereador de Belo Horizonte durante três legislaturas e deputado estadual. Além disso, Rogério Correia tem passagem por movimentos sindicais no Estado. O pré-candidato de esquerda registrou 6,8% das intenções de voto e ficou, numericamente, na sexta posição na lista estimulada da DATATEMPO divulgada em julho (registro no TRE-MG: 02187/2024).

Wanderson Rocha (PSTU)

Vice Andréa Carla Ferreira (PSTU)

Professor e pedagogo, Wanderson Rocha é diretor licenciado do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal (Sind-REDE/BH). Concorreu à Prefeitura de BH em 2020 e já foi candidato aos cargos de vereador, deputado estadual e deputado federal. O nome do candidato não foi testado na DATATEMPO divulgada em julho (registro no TRE-MG: 02187/2024)..