Em um cenário estimulado de segundo turno (quando os nomes são apresentados aos entrevistados), o ex-deputado estadual Tony Carlos (MDB) venceria as eleições para prefeito de Uberaba, no Triângulo Mineiro, contra quatro dos cinco concorrentes testados pela pesquisa DATATEMPO realizada entre os dias 22 e 26 de julho. Se a segunda etapa do pleito fosse hoje, o pré-candidato sairia vitorioso em eventuais disputas com Anderson Adauto (PV), Franco Cartafina (PP), Paulo Piau (PSDB) e Samir Cecílio (PL). O postulante do MDB empataria tecnicamente com a atual prefeita, Elisa Araújo (PSD), que disputa a reeleição. A margem de erro é de 4,38 pontos percentuais para mais ou para menos.

Ao todo, a pesquisa testou os nomes de seis pré-candidatos à Prefeitura de Uberaba em 15 cenários de segundo turno. Nesse contexto, a cientista social Bruna Assis, analista de pesquisas da DATATEMPO, observa que Tony Carlos se destaca em relação aos demais candidatos por vencer quatro dos cinco oponentes. “A vantagem dele reside na habilidade de mobilizar parcelas significativas das bases de votos dos outros pré-candidatos”, analisa.

Em um eventual segundo turno, a maior vantagem numérica de Tony Carlos ocorre na hipótese de enfrentamento entre ele e o ex-vereador Samir Cecílio. Nesse cenário, o pré-candidato do MDB é escolhido por 50,8% dos entrevistados, enquanto o concorrente do PL recebe 20,2% das intenções de voto – uma diferença de 30,6 pontos percentuais. 

Tony Carlos também venceria em uma disputa direta contra Franco Cartafina, agora companheiro de chapa do emedebista. Nesse caso, Tony recebe 44,4% das intenções de voto para prefeito, enquanto o político do PP é citado por 24,2%.

A pesquisa mostra que Tony também supera Paulo Piau ao receber 40,8% das intenções de voto, contra 29,2% do nome tucano. Já no embate contra o ex-prefeito Anderson Adauto, o pré-candidato do MDB é escolhido por 40% dos entrevistados, enquanto o político do PV recebe 30%.

O embate mais acirrado ocorre em eventual segundo turno entre Tony Carlos e a atual prefeita de Uberaba. Nesse cenário, há empate técnico: o pré-candidato do MDB é citado por 41,6% dos eleitores, e Elisa Araújo por 38,8%. Ainda no cenário de segundo turno, Elisa supera Samir Cecílio (45,2% a 23,8%) e Franco Cartafina (41,6% a 28,8%). Por outro lado, ela empata tecnicamente com Paulo Piau (39% a 30,8) e Anderson Adauto (37,4% a 34,8%). 

Oito em cada dez dizem que vão votar

Oito em cada dez eleitores de Uberaba, na região do Triângulo Mineiro, dão como certo o comparecimento às urnas para registrar os votos para prefeito e vereador nas eleições deste ano. É o que aponta a primeira rodada da pesquisa do instituto DATATEMPO realizada no município entre 22 e 26 de julho. 

Segundo o levantamento, 81,2% dos entrevistados disseram que vão votar com certeza, enquanto 12% deles afirmaram que talvez compareçam ao local de votação da disputa municipal. 

A certeza em relação ao comparecimento às urnas é menor entre eleitores de 16 e 24 anos (68,4%). Nos demais recortes – de religião, renda, escolaridade e idade – os percentuais daqueles que irão votar com certeza superam os 70%.

A pesquisa DATATEMPO também aponta que a taxa de abstenção durante o primeiro turno em Uberaba deve ser de 5,6%. Outros 1,2% declararam não saber ainda se vão votar nas eleições municipais deste ano. 

Metodologia

A pesquisa do instituto DATATEMPO foi contratada pela Sempre Editora. Os dados foram coletados entre os dias 22 e 26 de julho de 2024. Foram realizadas 500 entrevistas domiciliares. A margem de erro é de 4,38 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada: TRE MG-01650/2024.