O presidente do partido Novo em Minas, Christopher Laguna, pediu votos a candidatos de direita que concorrem à prefeitura de Belo Horizonte, mas não citou o nome de Mauro Tramonte (Republicanos) na manhã deste sábado (7 de setembro) durante ato organizado por grupos de direita na Praça da Liberdade.
O jornalista e deputado estadual é o candidato do Novo nas eleições em BH. O partido, inclusive, tem a ex-secretária de Planejamento e Gestão do governo de Romeu Zema, Luísa Barreto, como candidata a vice na chapa.
“É a chance de eleger prefeito de direita. É a chance de eleger vereador de direita. É a chance que a gente tem de mudar o Brasil de novo”, disse Laguna, do alto do carro de som que dava o ritmo ao protesto. Questionado pela reportagem de O TEMPO, o presidente do Novo argumentou que não citou o nome de Mauro Tramonte por se tratar de um ato amplo da direita, não tendo relação com o apoio do ex-prefeito Alexandre Kalil (sem partido) ao parlamentar nas eleições.
“Nós estamos com o Tramonte 100%. A gente combinou que a gente não pediria voto pra ninguém. Hoje nós temos dois representantes da direita, o Mauro Tramonte e o Bruno Engler. Então, em respeito a toda a direita, eu não citei, mas o Mauro Tramonte é o nosso candidato, estamos firmes e fortes com ele. O Kalil, infelizmente, se filiou ao Republicanos, então não tem muito o que o Novo fazer”, garantiu Laguna.
O presidente da sigla ainda afirmou que está confiante em uma chegada de Tramonte no segundo turno das eleições. A última pesquisa DATATEMPO (TRE MG-08627/2024) mostra o deputado liderando a corrida à PBH com 27,6% das intenções de voto.
“Ontem conversei muito com o Tramonte de tal forma que a gente tem que continuar trabalhando para estar no segundo turno. Obviamente, nós somos Tramonte. Ele não estando, nós estaremos com a direita. Se for o Bruno Engler com certeza estaremos com ele, não tenho dúvidas disso”, arrematou.
Mal-estar
O apoio do Novo à candidatura de Tramonte recebe críticas de integrantes da direita, já que o ex-prefeito Alexandre Kalil também declarou apoio a Mauro em uma costura que deve culminar com a filiação ao Republicanos.
Kalil, inclusive, tem sido presença constante nas agendas de Tramonte e Luisa Barreto na capital.
Adversários nas eleições de 2022 ao governo de Minas, o ex-prefeito e o governador só estiveram juntos na campanha deste ano durante a convenção do Republicanos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.