O deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) segue na frente na corrida pela Prefeitura de Belo Horizonte, com 29,7% das intenções de voto, aponta a quinta rodada da pesquisa DATATEMPO. O parlamentar está 14,3 pontos percentuais à frente do também deputado estadual Bruno Engler (PL), que ocupa, numericamente, o segundo lugar, com 15,4%, mas disputa a vice-liderança com o prefeito Fuad Noman (PSD), que tem 14,4%. Os dois estão empatados na margem de erro, que é de 2,83 pontos percentuais para mais ou para menos.
A DATATEMPO testou dez candidatos em uma lista estimulada (quando os nomes são apresentados aos eleitores). Nesse contexto, numericamente, a deputada federal Duda Salabert (PDT) ocupa o quarto lugar, com 6,9%. O senador Carlos Viana (Podemos) vem em quinto, com 5,8%. Em seguida, estão o deputado federal Rogério Correia (PT), com 5,6%, e o presidente da Câmara Municipal de BH, Gabriel Azevedo (MDB), que soma 3,1%. Quando considerada a margem de erro, os quatro parlamentares estão embolados na disputa pela terceira colocação.
Indira Xavier (UP), Wanderson Rocha (PSTU) e Lourdes Francisco (PCO) completam o ranking, com 0,2% cada um.
“A principal novidade dessa pesquisa em relação à anterior (TRE-MG 08627/24) é o destaque de Engler e Fuad, que se descolaram dos demais candidatos que disputavam o segundo lugar”, ressalta a doutora em ciência política e analista da DATATEMPO Mariela Rocha. No levantamento de agosto, cinco estavam tecnicamente empatados na vice-liderança. Além de Engler, que tinha 10,8%, e de Fuad, até então com 8,7%, o pelotão contava com Duda (10,1%), Viana (8,6%) e Rogério, com 7,8%.
A DATATEMPO também aponta o crescimento de Tramonte na espontânea (sem a lista de candidatos). Ele está matematicamente em primeiro, com 12,9% – na rodada anterior ele tinha 5,4%. Apesar do crescimento fora da margem de erro, Tramonte repete o empate técnico com Fuad (10,8%) e Engler (10,4%).
Tramonte tem maior potencial de crescimento
A DATATEMPO revela que, além de liderar a corrida, Mauro Tramonte tem a maior possibilidade de crescimento. Se considerados os eleitores que votariam com certeza nele e os que poderiam votar, ele tem potencial de atingir 65,2% dos votos. Por outro lado, “os eleitores de Tramonte têm convicção de voto mais fraca se comparada à de outros candidatos”, o que pode deixá-lo em desvantagem, aponta Mariela Rocha, analista do instituto.
Segundo a pesquisa, 43% dos que escolhem o deputado afirmam que é definitivo – percentual menor que o de Engler (64,9%), Rogério (62,7%) e Fuad (52,6%). Mariela ressalta que Tramonte performa bem na maioria dos quesitos testados pela pesquisa: “A rejeição a ele é baixa (4,8%), a possibilidade de crescimento é alta (65,2%) e ele lidera na percepção de vitória entre os eleitores (42,9%)”, destaca.
Registro no TRE-MG
A DATATEMPO foi contratada pela Sempre Editora. Os dados foram coletados entre 2 e 6 de setembro de 2024, com 1.200 entrevistas domiciliares. A margem de erro é de 2,83 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. Pesquisa registrada: TRE-MG 04866/2024.
Quer conhecer outros políticos que concorrem ao pleito? Confira a lista de candidatos a prefeito e vereador de todas as cidades do Brasil nestas Eleições 2024.