Na corrida pelo Executivo de Belo Horizonte, para o segundo turno das eleições (27 de outubro), estão o deputado estadual, Bruno Engler (PL), e o atual prefeito, Fuad Noman (PSD). No primeiro turno, O TEMPO publicou um caderno especial que mostrou um pouco dos candidatos além da política: na escola, em família, e na carreira. Confira aqui 5 particularidades sobre a vida de Bruno Engler.
1 - Escola
Ex-aluno dos colégios Marista Dom Silvério e Santo Antônio (na região Centro-Sul), Engler diz que sempre foi bom em história, geografia, sociologia e filosofia. Porém, admite que ‘escorregava’ nas disciplinas de exatas. “Química sempre foi um calcanhar de aquiles”, revela. Bruno Engler concluiu o ensino médio no tradicional Colégio Sagrado Coração de Maria.
2 - Família
Mantém alugada, há quatro anos, uma quitinete perto da Assembleia Legislativa. Mas admite que prefere estar rodeado da família, no bairro Serra, onde viveu dos 9 aos 23 anos. “Eu sou muito mais feliz na casa da minha avó, na casa da minha mãe, com gente em volta. Aqui sozinho é mais pela praticidade mesmo”.
3 - Despertar para a política
Aos 17 anos, diz ter se descoberto conservador de direita. O despertar para a política aconteceu durante as eleições presidenciais de 2014, quando fez campanha contra Dilma Rousseff (PT). “O candidato era o Aécio (Neves), que perdeu e prometeu fazer oposição firme a favor do Brasil. Mas não fiquei satisfeito com o trabalho dele no Senado e fui buscar quem realmente fazia oposição ao governo do PT. Foi aí que conheci a figura do então deputado Jair Bolsonaro”.
4 - Foto de Bolsonaro
No apartamento, Engler mantém apenas duas fotos: uma da mãe, Rita Engler, e outra dele ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de quem é afilhado político. Essa última, já desbotada pela ação do tempo, foi tirada em 2020, no Palácio do Planalto. “Ganhei a versão impressa de presente e coloquei ali.
5 - Carreira
Bruno Engler é o deputado mais votado da história do Estado e cumpre mandato na Assembleia Legislativa, desde 2019. Com 27 anos, ele é também o candidato mais jovem a disputar a chefia do Executivo municipal. Ele disputou, em 2016, a primeira eleição municipal como candidato a vereador de BH, pelo PSC. Naquele ano, teve 2.247 votos e não se elegeu. Foi eleito duas vezes como deputado estadual.
A entrevista de Bruno Engler foi concedida à repórter Clarisse Souza.