Léo Moraes (Podemos) foi eleito prefeito de Porto Velho, capital do Estado de Rondônia, neste domingo, 27 de outubro. Ele teve 56,18% dos votos neste segundo turno, contra 43,82% de Mariana Carvalho (União). Léo assumirá a chefia do Executivo municipal juntamente com sua vice-prefeita, Magna Dos Anjos Queiroz (Podemos), no dia 1° de janeiro de 2025.
O desempenho de Léo no segundo turno das eleições municipais em Porto Velho é um avanço em relação ao primeiro turno, no qual ele teve 25,65% dos votos, enquanto sua adversária liderou com 44,53%.
Apesar de ter construído toda a sua carreira política em Rondônia, Leonardo Barreto de Moraes, é natural de Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná. Enquanto ainda estava na região sul do país, ele se graduou em direito na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), onde também atuou no Diretório Central dos Estudantes (DCE).
Saiba quem é Léo Moraes, prefeito eleito de Porto Velho
Léo começou sua carreira política como vereador em 2012. Na ocasião, ele foi eleito pelo PTB e liderou a bancada do partido na Câmara Municipal de Porto Velho.
Porém, Léo não chegou a terminar seu mandato como vereador, já que dois anos depois foi eleito como deputado estadual. Ele recebeu 10.275 votos, se tornando o deputado mais votado do Estado até o momento.
Inclusive, as eleições de 2024 não serão a primeira vez que Léo concorrerá ao cargo de Chefe do Executivo municipal. No primeiro turno das eleições de 2016, ele teve uma diferença de apenas 1,08 pontos percentuais para Dr. Hildon Chaves (PSDB), que liderava a disputa. Léo foi para o segundo turno com Dr. Hildon, mas acabou não sendo eleito, recebendo 34,85% dos votos.
Léo também já atuou como deputado federal. Ele foi eleito em 2018 pelo Podemos.
Em 2022 ele concorreu ao cargo de governador de Rondônia, porém, não foi eleito.
Resultado das eleições em Porto Velho
Quer saber o Resultado das Eleições 2024 na sua cidade? Confira nossa página especial de apuração. Nela, contamos todos os detalhes do pleito, em todos os municípios do Brasil.
Você também pode conferir os detalhes de cada um dos 447.103 candidatos que participaram da corrida eleitoral. Entre em nossa página especial e confira tudo sobre cada candidatura, como o plano de governo, bens e coligação.