A três dias das eleições municipais, nova pesquisa encomendada pela Record Minas e realizada pelo Instituto Real Time Big Data aponta vitória do candidato à Prefeitura de Betim Heron Guimarães (União Brasil) no primeiro turno. A sondagem mostra que ele tem 46% das intenções de voto, tendo crescido 11 pontos percentuais em relação ao último levantamento, de 19 de setembro, quando aparecia com 35% das intenções de voto. Se a comparação fosse feita com a primeira sondagem realizada pelo instituto neste período eleitoral, em 24 de agosto, o aumento seria de 18 pontos percentuais. Os números são do cenário estimulado, em que os nomes dos concorrentes são apresentados aos entrevistados.
Já o segundo colocado na pesquisa, Vinícius Resende, da Federação PT/PV/PCdoB, subiu apenas dois pontos percentuais, passando de 23%, em setembro, para 25%. No primeiro levantamento do instituto, de agosto, ele aparecia com 24%.
Por outro lado, o candidato Pedro Moura, do Mobiliza, que está em terceiro lugar na sondagem, oscilou dois pontos percentuais para baixo, passando de 7%, em agosto e setembro, para 5% agora.
O candidato Zulu, do PCB, que surgia com 1% das intenções de voto nas pesquisas anteriores, desta vez não pontuou.
Segundo o instituto, o número de indecisos diminuiu em relação à última pesquisa. Na atual sondagem, aqueles que não souberam ou não responderam somam 11% - 11 pontos percentuais a menos do que na última pesquisa. E os que afirmaram que votariam em branco ou nulo representam 13% da amostra pesquisada, 1 ponto percentual a menos do que no levantamento anterior.
Espontânea
No cenário espontâneo, aquele em que os candidatos não são citados para os entrevistados, Heron Guimarães também ampliou vantagem sobre os adversários, passando de 19% em setembro para 29% das intenções de voto agora. Já Vinícius oscilou de 12% para 17%. Pedro Moura se manteve com 1%. Outras pessoas citadas pelos entrevistados somam 4%. O número de pessoas que votariam em branco ou anulariam o voto é de 14%, o mesmo da última pesquisa. Já a quantidade de que não soube ou não respondeu diminuiu: agora são 35%; antes, eram 50%.
Segundo turno
Em caso de um segundo turno entre Heron Guimarães e Vinícius Resende, Heron venceria com
53% das intenções de voto, enquanto Vinícius teria 28%. Brancos e nulos somam 10%, e não souberam ou não responderam, 9%.
Votos válidos
Considerando apenas os votos válidos, Heron Guimarães tem 60%. Em seguida, aparece Vinícius Resende, com 33% das intenções de voto. Pedro Moura surge com 7%, e Zulu não pontuou.
Como nas outras sondagens, o instituto ouviu mil moradores de Betim. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número MG 032293/2024. O índice de confiança é de 95% e a margem de erro de três pontos.