A dois dias das eleições municipais, a candidata à Prefeitura de Belo Horizonte Indira Xavier (UP) defendeu que é cedo para declarar apoio a qualquer um dos candidatos apontados como prováveis concorrentes em um eventual segundo turno. Para a postulante – que tem 0,1% das intenções de voto, segundo a pesquisa DATATEMPO (TRE-MG: 08738/2024) – qualquer cenário ainda é possível, inclusive a hipótese do avanço da sua chapa para a segunda etapa do pleito.
“O jogo só termina quando acaba. Quem sabe não é a gente que vai estar no segundo turno?”, propôs a candidata.
Segundo a DATATEMPO, os deputados estaduais Mauro Tramonte (Republicanos) e Bruno Engler (PL) e o atual prefeito, Fuad Noman (PSD), são os candidatos com maior potencial de chegar ao segundo turno. Isso porque, respectivamente, eles têm 26,5%; 21,2%; e 17,2% das intenções de voto, ocupando, numericamente, a primeira, segunda e terceira colocações. Na margem de erro (2,83 pontos para mais ou para menos), Tramonte e Engler estão tecnicamente em primeiro lugar. O candidato do PL também fica embolado com Fuad na briga pela segunda posição.
No momento, Indira diz que não declara apoio a nenhum desses candidatos, já que ela ainda não se reuniu com o partido para analisar os cenários possíveis.
“Eu não declararia apoio a ninguém. A UP vai decidir por apoiar alguém depois de análise e, caso algum cenário se confirme, o partido irá se reunir e decidir”, explicou.
Eleições 2024
Acesse a página dos candidatos para consultar informações dos postulantes registrados para as Eleições Municipais deste ano.
Apuração dos resultados
O TEMPO criou uma plataforma em que será possível acompanhar o processo de apuração de votos nas eleições municipais de 2024. Você poderá receber notificações sobre a apuração em sua cidade, clique aqui para saber como habilitar.