Comprovando o favoritismo apontado pelas últimas pesquisas, Heron Guimarães (União Brasil) foi eleito em primeiro turno, com 52,46% dos votos válidos, conquistando a confiança de 108.557 dos eleitores betinenses. Com o apoio do atual prefeito da cidade, Vittorio Medioli (sem partido), Heron e Cleusa Lara (PL), derrotaram Vinícius Resende (Federação PV/PT/PCdoB), que teve 38,22% (79.096) dos votos, Pedro Moura (Mobiliza), com 9,05% (18.734), e Zulu (PCB), com 0,27% (554) dos votos. 

Em entrevista coletiva concedida após o resultado com a vitória, o prefeito eleito fez questão de ressaltar que promoveu uma campanha limpa e transparente e afirmou que, à frente da prefeitura, dará continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido por Vittorio Medioli nesses quase oito anos. "Foi uma campanha da persistência e do amor. Batalhamos muito na campanha, mas batalhamos com o coração, com honestidade, eficiência, responsabilidade, obstinação e, sobretudo, com notoriedade. Essa vitória é também dedicada a Vittorio Medioli, um grande líder e o responsável por transformar Betim. O meu papel será o de conduzir a cidade pelos próximos quatro anos e honrar o nome desse grande líder", salientou ele ao ressaltar que seu compromisso no comando do município será, principalmente, com os moradores da periferia, os idosos, as mulheres e as famílias betinenses.   

Um dos grandes desafios do novo prefeito será na área da saúde. Ele promete desenvolver e executar ações de prevenção no período chuvoso, que se inicia neste mês de outubro. Em razão disso, o prefeito eleito adiantou que já nos próximos dias vai formar uma equipe e começar a transição de governo. "Todo o compromisso que nós temos com a cidade será mantido. Todo o trabalho que foi feito entre 2017 e 2024, pelo prefeito Vittorio Medioli, não está perdido e será continuado e aperfeiçoado. Nós temos um aeroporto, uma Via do Icaivera e uma Vila Olímpica para inaugurar. A população pode respirar, tranquilamente, porque Heron e Cleusa, essa grande parceira, e com a ajuda de nossos coordenadores, como é o caso de Welinton Sapão, vão manter o legado deste grande homem, que é Vittorio Medioli. Sabemos dos desafios. Betim é uma cidade complexa, mas estamos preparados para administrá-la e fazer o melhor para a população, sobretudo a mais carente. Somos uma cidade de periferia, e é essa periferia que continuará sendo privilegiada, com vem sendo nesses quase oito anos", frisou.  

Festa azul 

Heron acompanhou a apuração dos votos no seu comitê, a Casa 44, no Centro de Betim, junto com centenas de apoiadores e com Vittorio Medioli. Após o resultado, o prefeito eleito e o atual prefeito discursaram para os presentes e, depois, percorreram em carreata ruas da região Central até chegarem ao estacionamento do Ginásio Poliesportivo Divino Ferreira Braga, onde foram recebidos por uma multidão.  

Perfil 

Heron Guimarães é jornalista e executivo, casado, pai de duas filhas. Nascido em Mateus Leme, mudou-se com a família para Betim aos 9 meses de idade. Na prefeitura, foi o primeiro secretário de Comunicação,  em 2005, na gestão do ex-prefeito Carlaile Pedrosa, e de Gabinete e Saúde nesta gestão de Vittorio. Entre as ações significativas que ajudou a se concretizarem no serviço público estão a legalização do transporte alternativo, a criação da Guarda Municipal e a valorização dos servidores.