BRASÍLIA – Belém, no Pará, foi a primeira capital do país a ter resultado das urnas neste domingo (6). Na cidade, a disputa seguirá para o segundo turno entre Igor Normando (MDB) e Delegado Éder Mauro (PL). Até a última atualização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 98,65% das urnas haviam sido apuradas.
O atual prefeito do município, Edmilson Rodrigues (Psol), ficou de fora do pleito eleitoral. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apoiava o atual prefeito, mas ele enfrentou durante toda gestão rejeição na cidade em função de problemas de saneamento básico e coleta de lixo no município.
O governador do Estado, Helder Barbalho (MDB) apoiou Igor Normando que ficou em primeiro lugar na disputa. Também participaram da campanha dele os ministros Celso Sabino (Turismo) e Jader Filho (Cidades). O emedebista foi vereador, deputado estadual e secretário estadual em Belém.
Já Éder Mauro está em seu terceiro mandato como deputado federal, e é aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e contou com apoio de cabos eleitorais bolsonaristas na disputa. O segundo turno será realizado no dia 27 de outubro.