BRASÍLIA - O prefeito Eduardo Paes (PSD) venceu, neste domingo (6), a disputa pela Prefeitura do Rio de Janeiro e comandará a cidade por mais quatro anos. Com 93,66% das urnas apuradas, ele obteve 60,26% dos votos válidos, contra 31,07% do deputado federal Alexandre Ramagem (PL).

Mesmo com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal pelo PL não conseguiu chegar ao segundo turno, mas ficou à frente do deputado Tarcísio Motta (PSOL), que obteve 4,16% dos votos. Matematicamente, então, Paes já está reeleito em primeiro turno.

Ao longo dos últimos meses, Paes buscou associar Ramagem ao governador do Estado, Cláudio Castro (PL), mal avaliado pelos eleitores cariocas. Por outro lado, o ex-chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) destacou a questão da segurança como tema central da campanha.

Como resposta, porém, o atual prefeito ressaltou novamente o nome do chefe do Executivo estadual. O candidato do PSD rebateu e reforçou a informação de que a responsabilidade principal pela segurança é do governo do Estado, comandado por Castro, aliado de Ramagem.

Paes foi eleito com o apoio da esquerda, apesar de ter “escondido” o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a campanha como parte da estratégia de garantir o apoio de eleitores bolsonaristas. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve 52,66% dos votos válidos na capital fluminense no segundo turno das eleições de 2022.

A partir do ano que vem, Paes dará início ao seu quarto mandato na gestão da prefeitura carioca. A primeira eleição que venceu foi em 2008 e, naquele ano, também contou com o apoio do presidente Lula.

Em 2012, foi reeleito. Ganhou visibilidade com obras de revitalização da área portuária da capital e também para receber os Jogos Olímpicos na cidade em 2016. Depois, não conseguiu eleger seu sucessor, o deputado Pedro Paulo (PSD), e ainda perdeu o governo do Estado para Wilson Witzel (PSC).

Desta vez, ele nega que vá concorrer ao cargo na próxima eleição. Mas aliados veem as críticas a Cláudio Castro como a antecipação de uma provável disputa ao governo estadual em 2026.

 

<h2><strong>Quais s&atilde;o os n&uacute;meros dos candidatos nas Elei&ccedil;&otilde;es 2024?</strong></h2>
<p>Quer conhecer todos os pol&iacute;ticos que concorreram ao pleito? Confira a <a href="https://www.otempo.com.br/eleicoes/2024/candidatos" target="_blank" rel="noopener"><strong>lista de candidatos</strong></a> a prefeito e vereador de todas as cidades do Brasil nestas Elei&ccedil;&otilde;es 2024. Em nossa p&aacute;gina especial, vamos mostrar os <strong>n&uacute;meros dos candidatos</strong> e suas propostas de campanha, al&eacute;m de dados especiais.</p>
<h2><strong>Como acompanhar a apura&ccedil;&atilde;o dos resultados das Elei&ccedil;&otilde;es 2024?</strong></h2>
<p>O Tempo ter&aacute; uma plataforma especial de <strong><a href="https://www.otempo.com.br/eleicoes/2024/apuracao" target="_blank" rel="noopener">apura&ccedil;&atilde;o dos resultados das Elei&ccedil;&otilde;es 2024</a></strong>. Assim que a contagem dos votos tiver in&iacute;cio, &agrave;s 17h do domingo, 6 de outubro, iremos lhe avisar sobre como est&aacute; a apura&ccedil;&atilde;o em sua cidade. Saiba como habilitar as notifica&ccedil;&otilde;es &nbsp;<a href="https://www.otempo.com.br/eleicoes/2024/2024/10/2/apuracao-das-eleicoes-2024--veja-como-acompanhar-ao-vivo-o-resul" target="_blank" rel="noopener"><strong>clicando aqui.</strong></a></p>