Indira Xavier, candidata à Prefeitura de Belo Horizonte pela Unidade Popular pelo Socialismo (UP), defende que edifícios que estão abandonados na cidade sejam utilizados para abrigar pessoas em situação de rua e que não podem pagar por um aluguel. Segundo a candidata, essa é uma das bandeiras de sua campanha e, se chegar à prefeitura da cidade, irá trabalhar para zerar o déficit habitacional desapropriando edifícios abandonados.
“É um absurdo Belo Horizonte ser a quarta cidade mais rica do nosso país e a gente ter 13 mil pessoas morando nas ruas, quando existe um contingente gigantesco de vazios urbanos só aqui no centro da cidade”, afirma a candidata.
Na visão dela, se edifícios desocupados já estivessem sendo utilizados, isso poderia evitar incidentes como o que aconteceu no centro da cidade há cinco dias. Na madrugada de domingo (18 de agosto), o Edifício Parque Andradas, localizado Avenida dos Andradas, foi consumido pelas chamas. O prédio pertence ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Segundo o órgão, o local teve a construção iniciada em 2016 e finalizada em 2018 e lá será estabelecida a Escola Judicial Edésio Fernandes, que teria o início da instalação no dia 20 de agosto, dois dias após o incêndio.
“O que a gente viu na semana passada foi um prédio enorme, que poderia estar cumprindo função social, pegar fogo enquanto as pessoas estão morando nas ruas. Por isso, zerar o déficit habitacional é um dos nossos objetivos ao chegar no governo da Prefeitura da nossa cidade”, declarou.
Para cumprir essa meta, a candidata propõe que o primeiro passo seria notificar os empresários e donos dos prédios abandonados para que o local passe a cumprir sua função social. Se não fizerem, a Prefeitura, sob uma eventual gestão da candidata, iria usar a prerrogativa do Plano Diretor, do Estatuto da Cidade e do que está previsto na Constituição para desapropriar esses imóveis. E assim, acabar com o déficit habitacional.
Agenda de Indira Xavier (UP)
Confira os compromissos de campanha da candidata à PBH neste final de semana, dias 24 e 25 de agosto.
Sábado - 24 de agosto
- Apresentação da Candidatura no Barreiro - 9h
- Esquenta da Virada - 16h30 na Ocupação Carolina Maria de Jesus
- Batuque Dagmar (Virada Cultural) - Parque Municipal, 18h
- Marquim D'Morais (Virada Cultural)- Parque Municipal, 19h
- Di Souza (Virada Cultural) - Parque Municipal, 20h
- Curta Mãos Invisíveis (Virada Cultural) - Parque Municipal, 23h
Domingo - 25 de agosto
- Brigada na Feira Hippie - 9h, Feira Hippie
- Toninho Geraes - 12h20, Pç Raul Soares
- Adriana Araújo - 13h50, Pç Raul Soares
- Mc Marechal - 17h30, Viaduto