Na disputa pela Prefeitura de Contagem, Dulce Monte, do Partido da Mulher Brasileira (PMB), pretende ampliar a vigilância na cidade com a instalação de câmeras. A proposta está no plano de governo registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A empresária acredita que, somente com uma ação integrada entre todos os envolvidos no processo de promoção da segurança e defesa, em todas as fases (preventiva, ostensiva, investigativa, punitiva e ressocializadora), será possível “tirar Contagem da preocupante situação de um dos maiores índices de violência de Minas”.

“Nosso foco será a prevenção por meio da maior participação da prefeitura no planejamento e apoio ao trabalho policial”, afirma Dulce no documento.

A candidata ressaltou que, mesmo a segurança pública sendo constitucionalmente dever do Estado, o município precisa ter “papel proativo na organização e na orientação de ações unificadas entre os órgãos que atuam na cidade: polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal”. Ela também defende a integração com o sistema de justiça: poder judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública.