Líder da pesquisa DATATEMPO com 27,6% das intenções de voto da corrida para a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) no cenário estimulado, o candidato Mauro Tramonte (Republicanos) irá reservar o primeiro programa do horário eleitoral gratuito da TV nesta sexta-feira (30 de agosto) para se apresentar ao eleitor. O deputado estadual tem 50 segundos dos dez minutos da primeira rodada de propaganda, que vai ao ar entre 13h e 13h30.
Embora tenha apresentado diariamente um programa das 11h50 às 15h30 em TV aberta, interlocutores da campanha de Tramonte entendem que é necessário fazer o candidato à PBH ser mais conhecido, já que, de acordo com a mesma rodada da pesquisa - MG-08627/2024 -, mais de 55% dos eleitores de Belo Horizonte ainda estão indecisos. A peça deve lembrar, por exemplo, que o deputado estadual trabalhou por 16 anos como apresentador e que ele é natural de Poços de Caldas, Sul de Minas.
O tom já foi adotado pela campanha de Tramonte na propaganda veiculada no rádio, nesta sexta, entre 7h e 7h10 e entre meio-dia e 12h10. Em uma peça narrada por si mesmo, o apresentador de TV frisou, logo no início, que é candidato a prefeito de Belo Horizonte, e disse que “me preparei muito” para as eleições. “Passei 16 anos da minha vida à frente de um programa de TV vendo de perto o sofrimento da nossa gente (...)”, afirmou o deputado.
Além do percentual de indecisos, o cenário espontâneo da última rodada da DATATEMPO mostra que o eleitor ainda não conhece os candidatos ou não sabe que determinada pessoa é candidata. Todos estão tecnicamente empatados. O prefeito Fuad Noman (PSD) lidera numericamente a lista, mas é citado apenas por 5,8% dos entrevistados. Tramonte vem logo atrás, com 5,4%. Até o ex-prefeito Alexandre Kalil (sem partido), que não é candidato, é citado por 1%.
De acordo com auxiliares de Tramonte, algumas propagandas também devem simular um programa de jornalismo. A ideia é que repórteres vão para as ruas para entrevistar eleitores e questionar quais são os problemas de Belo Horizonte. Inclusive, parte das gravações já teria sido feita pela equipe do candidato no centro da capital.
Como tem pouco de rádio e TV, a intenção da campanha é investir em agendas de rua, como, por exemplo, as que Tramonte tem feito aos finais de semana ao lado de Kalil. No último domingo, o candidato e o aliado visitaram o Alto Vera Cruz e o Taquaril, na região Leste. No dia anterior, eles foram à região de Venda Nova. Antes, o deputado e o ex-prefeito já haviam visitado o Morro do Papagaio, na região Centro-Sul, e na Cabana Pai Tomás, na região Oeste.