Nesta sexta-feira (30 de agosto), primeiro dia de propaganda eleitoral gratuita, o senador licenciado e candidato à Prefeitura de Belo Horizonte, Carlos Viana (Podemos), abriu as inserções na programação de rádio e televisão divulgando sua proposta de criar um “cartão do povo” para pessoas carentes na capital mineira.

O programa publicitário simulou a estética jornalística, com termos como "urgente" aparecendo na tela e Viana à frente de uma televisão com um cartão típico de programas de televisão nas mãos, rememorando os tempos de apresentador do senador licenciado. 


O projeto do "cartão do povo" visa estabelecer um “décimo terceiro” para beneficiários do programa Bolsa Família, com dinheiro do Executivo municipal, e também prevê a criação de um auxílio para cesta básica de R$ 120 com bônus para quem comprar no comércio local, além de distribuir R$ 80 para uso em farmácias todos os meses.


De acordo com o apurado pela reportagem, o tom na primeira semana será mais agressivo, e, no dia 1º de setembro, Viana promete lançar uma “bomba” que, de acordo com ele, vai “mudar o rumo da eleição”.


“Dia primeiro (de setembro) vamos soltar uma bomba aí, vamos lançar uma bomba que vai mudar o rumo da eleição, está sendo preparada para mostrar a Belo Horizonte o descuido que ela vem sofrendo. Não dá para falar ainda, mas (é algo que) atinge a todos. (Terá) repercussão geral. Principalmente a meus concorrentes”, declarou Viana à reportagem nessa quinta-feira (29 de agosto).


Em demais programas, segundo a campanha do senador licenciado, Viana será mais propositivo, apresentará seu plano de governo e tentará alcançar mais eleitores. “Tenho 27 segundos líquidos por programa, e estou dedicando cada um desses programas a um tema”, reforçou Viana.


A coligação “Mãos à Obras, BH!”, que, além do partido de Viana (Podemos) reúne o Mobiliza, o Democracia Cristã e o PRTB, tem 27 segundos de tempo de televisão e rádio, com direito a 136 inserções. Viana tem o segundo menor tempo de propaganda eleitoral, atrás apenas de Duda Salabert (PDT), que tem 26 segundos e 131 inserções.