Pré-candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte, o deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) e a deputada federal Duda Salabert (PDT) usaram a primeira parte do debate da Band para criticar o trânsito da capital mineira. O problema do tráfego e do contrato do transporte público foram citados pelos pré-candidatos, que alegam que BH possui o segundo pior trânsito do Brasil. 

“Sabemos que o trânsito em Belo Horizonte é caótico. Às vezes demora cinco ou dez minutos para andar um quilômetro. Você leva uma hora para andar cinco quilômetros. O que você tem de ideia para melhorar esse trânsito que piora a cada dia, principalmente na volta às aulas?", questionou Mauro Tramonte à candidata do PDT. 

Duda Salabert, que já foi vereadora de 2020 a 2022, citou o recurso destinado para o trânsito no orçamento de Belo Horizonte e relembrou a polêmica dos contratos com as empresas concessionárias de ônibus na capital, que já foram alvos de CPI na Câmara de Vereadores: 

“O que a prefeitura tem feito para superar esse cenário é cortar investimento em mobilidade. Em 2013, era 10% do orçamento voltado a política de mobilidade, em 2023, caiu para 4,2%. Caso eleita prefeita, um fato importantíssimo é criar um novo contrato de trânsito. [...] Quem for eleito nesta eleição vai construir um novo contrato com as empresas e não podemos repetir os erros pretéritos de beneficiar somente os empresários. Tem que ter coragem de enfrentar a máfia do transporte público”.

Outra proposta sugerida por Duda Salabert é a criação de um Sistema Único de Mobilidade Urbana, para que o governo federal ajude a subsidiar o transporte público na região metropolitana. Ela sugeriu conversar com os prefeitos eleitos nas cidades da Grande BH para fazer pressão no presidente Lula (PT): “Vamos conversar com prefeitos da região metropolitana para ir a Brasília e bater na porta do presidente Lula para que ele tire do papel o Sistema Único de Mobilidade Urbana. Assim como o SUS, na saúde, há de se ter um Sistema Único de Mobilidade Urbana para que a União ajude a subsidiar o transporte municipal para que ele não colapse”.

Sem discordar da adversária, Mauro Tramonte continuou criticando a atual gestão da capital mineira, afirmando que o trânsito de BH está “parado no tempo”. Sua sugestão é sincronizar os semáforos da cidade: “Você sabia que 20% dos semáforos não se conversam e não se comunicam? Quase 50% deles possuem um sensor que não é articulado com o outro. Isso vira uma bagunça. Nós não vamos gastar quase nada com isso. Já tem 70 cidades no Brasil com esse tipo de coisa. Estamos parados no trânsito porque estamos parados no tempo”.