A definição do nome de vice-prefeito na chapa do senador licenciado Carlos Viana (Podemos) à Prefeitura de Belo Horizonte segue em impasse. Enquanto o diretório estadual do partido aponta Renata Rosa como nome confirmado para o cargo, a equipe do parlamentar afirma que Kika do Aglomerado da Serra irá compor a chapa. O senador teria definido o nome com a presidente nacional do Podemos, Renata Abreu.

Apesar disso, o diretório estadual do Podemos já teria encaminhado uma ata ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o nome de Renata Rosa na posição de vice de Carlos Viana. O documento enviado nesta quinta-feira (8 de agosto) foi assinado pelo presidente da Comissão Executiva Municipal do Podemos, Rony Rinco Rodrigues, e pelo secretário-geral, Wellington Rodrigo Aguilar, após uma convenção realizada na última quarta-feira (7 de agosto).

Kika do Aglomerado da Serra é o segundo nome proposto por Viana para sua chapa. Antes, o senador licenciado sugeriu o empresário Fred Aisc para assumir a posição, mas durante a convenção do partido no último fim de semana, a indicação foi rejeitada após alguns membros do partido sugerirem Renata Rosa para o posto.  

A expectativa é que Viana mude a indicação registrada pela direção estadual do Podemos por meio de um processo jurídico. Os partidos têm até o dia 15 de agosto para registrarem as chapas junto ao TSE.

Segundo a equipe do senador, a nova indicação para compor a chapa foi uma sugestão de Fred Aisc (DC). Para Viana, a entrada de Kika na chapa é mais que um feito pessoal, mas um novo marco para a história de BH. “Tanto a cidade quanto a coligação Mãos à Obra só tem a ganhar com a vinda da Kika. Fred Aisc é uma pessoa que transita desde vilas e favelas ao empresariado e assume a coordenação geral da chapa que até então é a mais representativa em número de vereadores”, afirmou Viana.

A presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, teria afirmado que a candidatura de Viana "é a mais competitiva" do partido no Brasil. "O Podemos é um partido sério e nacionalmente entende que a candidatura do senador Viana é a mais competitiva dentre nossos candidatos no Brasil. Viana trouxe três senadores junto com ele para a bancada do Partido no Senado e tem toda condição de governar Belo Horizonte", disse Abreu.

Kika da Serra, agora filiado ao Podemos, já foi candidata a deputada estadual pelo PDT em 2022, apoiada por Duda Salabert (PDT), que também é pré-candidata à PBH nas eleições municipais deste ano. Figura de destaque nas mobilizações do partido no Aglomerado da Serra, ela teria surpreendido o PDT ao anunciar a desfiliação. Bruno Miranda, presidente estadual do partido e vereador de BH, afirmou que Kika "não tinha motivo para sair, mas saiu". 

A reportagem tentou contado com Kika, mas não teve retorno. O espaço segue aberto para uma manifestação.