Em peças publicitárias e nas redes sociais, o candidato do MDB à Prefeitura de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo, tem “alertado” o eleitor da capital a prestar mais atenção no pleito da cidade do que nas eleições de outros Estados.
Ele sugere que as eleições de São Paulo, especialmente pelo destaque que tem tido o candidato Pablo Marçal (PRTB), e as eleições gerais nos Estados Unidos, marcadas pelo confronto entre Kamala Harris e Donald Trump, estariam distraindo o eleitor dos assuntos relativos à capital mineira.
Em uma das publicações, Gabriel aparece vendado, segurando, em uma das mãos, um boné que faz referência a Pablo Marçal, e, na outra, outro boné, em referência a Trump. “Deixa eu te lembrar uma coisa: Você não é eleitor de São Paulo, e você não vota nos Estados Unidos. O seu título eleitoral é aqui em Belo Horizonte. Então, presta atenção”, diz o candidato no vídeo.
A peça, então, passa a criticar quase todos os candidatos – Fuad Noman, Duda Salabert, Rogério Correia, Bruno Engler, Mauro Tramonte e Carlos Viana. A reportagem de O TEMPO perguntou ao candidato se ele acredita que o eleitor de Belo Horizonte está desinteressado nas eleições da capital.
“Vou repetir para você, que é eleitor de Belo Horizonte: seu título é aqui, vamos prestar atenção na cidade? Tem um metrô se expandindo na Linha 2 para o Barreiro. O prefeito não pode ficar esperando sentado. Ele precisa ter uma ideia de política pública para a região que adense as sete estações para que a gente diminua o trânsito. Vamos prestar atenção na nossa cidade porque a gente vota é aqui e precisa cuidar daqui”, disse.
Questionado se ele acredita que o eleitor de Belo Horizonte está focado em São Paulo, Gabriel repetiu: “o eleitor tem o título de eleitor em Belo Horizonte, precisa prestar atenção em Belo Horizonte, vamos votar aqui porque aqui tem um candidato com propostas muito claras para nossa cidade”.