O candidato do Partido da Causa Operária (PCO) à Prefeitura de Contagem, Sebastião Pessoa, promete que não impedirá o comércio de rua na cidade em um eventual governo.  e conseguem, dessa forma, o “ganha-pão”.O postulante se diz contra a “repressão” aos trabalhadores que atuam como ambulantes

“A questão dos ambulantes decorre da situação econômica e social do país: as pessoas vão para as ruas vender porque não têm emprego. Do ponto de vista social, não é justo impedi-las de ter o ganha-pão. Nesse sentido, não vamos impedir a comercialização nas ruas, exceto para bebidas alcoólicas e outros produtos proibidos por lei”, disse ele.

Questionado sobre possíveis reclamações vindas dos lojistas em relação à concorrência, Pessoa argumentou que o governo pensaria em uma forma de resolver o impasse.

“O ideal seria que tivéssemos espaços próprios para que as pessoas comercializassem seus produtos. Vejo que os lojistas passam por uma situação parecida com a dos ambulantes, pois, com o advento das vendas online, ninguém vai à loja comprar. Sobre a solução para a relação entre eles, vamos avaliar depois.”

No plano de governo do postulante do PCO está registrado que os camelôs e ambulantes não devem ser reprimidos em hipótese alguma. Segundo ele, isso vem acontecendo com frequência em Contagem. “Posso falar por experiência própria: usava muito o metrô e, na saída da estação Eldorado, havia muitos ambulantes. Eles desapareceram, ou seja, significa que a repressão aumentou.”

Pessoa ainda defende a geração de novos empregos, pois, conforme argumenta, essa é a maneira de reduzir o número de ambulantes na cidade.