A prefeita de Contagem e candidata à reeleição, Marília Campos (PT), propôs criar, em um eventual novo mandato, um fórum governamental com foco no debate e desenvolvimento de políticas públicas voltadas à defesa das mulheres. A promessa foi feita na noite dessa sexta-feira (20 de setembro) durante um encontro com postulantes a vereadora da chapa Juntos por Contagem, que reúne 17 partidos. “Se a gente se organiza enquanto um fórum para apreciar e acompanhar políticas, a gente vai dar uma grande contribuição para a cidade e para o futuro governo”, declarou a candidata.
Em busca do quarto mandato como prefeita de Contagem, Marília defendeu que a criação de um espaço para debate sobre direitos das mulheres se faz necessária em um município onde há machismo até mesmo dentro da prefeitura, que tem uma mulher como chefe do Executivo. “(É preciso) a gente construir um fórum governamental das mulheres para discutir a nossa pauta, a nossa luta, a nossa organização e pressionar para que internamente, no governo, a cultura do feminino e as mulheres sejam respeitadas. A melhor forma de enfrentar o assédio, a melhor forma de enfrentar as violências é a gente mostrar a nossa coesão, a nossa força. Institucionalmente, mesmo eu sendo prefeita, mulher, tem muito machismo lá dentro”, comentou.
Ainda durante o encontro, Marília exaltou a presença de mulheres na política e celebrou a quantidade de candidaturas ao Legislativo em Contagem. “É com mais mulheres na política que a gente vai ter mais força para garantir mais igualdade entre as mulheres e os homens. É com a força das mulheres que a gente vai conquistar mais direitos das mulheres na cidade”, ressaltou a petista.
Assistência social
Neste sábado (21 de setembro), a candidata Marília Campos gravou vídeos para a campanha eleitoral e fez panfletagem na região do bairro Ressaca. Durante a agenda, ela comentou sobre as políticas de assistência social implantadas por ela na atual gestão e destacou ações para a população idosa. “Na política da assistência social, nós fortalecemos as políticas de amparo, instituições que acolhem idosos carentes ou que foram abandonados. E como a demanda era muita, nós criamos a casa da pessoa idosa e aí uma gestão própria do município”, explicou a petista.
Marília ressaltou ainda a execução de políticas sociais para fortalecimento de vínculos familiares e o convívio social por meio de atividades de lazer. “Tudo isso é muito importante para que a gente tenha nesse envelhecimento uma alegria garantida para os nossos idosos”, disse.