O vice-prefeito de Ibirité e candidato à prefeitura neste ano, Dr. Paulo Telles (PV) avaliou que o problema principal a ser resolvido na cidade é a saúde. Ele foi o sabatinado nesta quarta-feira (4 de setembro) na FM O TEMPO 91.7. O candidato projeta a construção de uma ou mais UPAs para amenizar a questão. 

Telles disse que a grande tarefa caso eleito será colocar a saúde em um patamar melhor. Ele citou que Ibirité tem a característica de ser cidade-dormitório e que pessoas “muito simples” ficam no município e precisam de atendimento médico. “Tem muita gente em situação de dificuldade financeira, um CadÚnico grande, de 31 mil famílias e perto de 11 mil famílias vivendo com meio salário mínimo, os problemas de saúde surgem mesmo”, disse. 

O candidato ponderou que não projeta um novo hospital na cidade, mas novas UPAs sim. Atualmente, segundo o vice-prefeito, a população quando precisa de atendimento de urgência procura cidades vizinhas, como Belo Horizonte, Betim e Contagem. 

Telles lembrou que no último mandato, em 1992, foi um dos primeiros municípios a criar o Programa da Saúde da Família (PSF)  com a ajuda de equipe de cubanos. O candidato quer ampliar o atendimento secundário e terciário com mais equipes de saúde, incentivando também a contratação de médicos recém-formados. “Consulta especializada, cirurgia ortopédica, cirurgia vascular, é sufoco mesmo”, avaliou. 

Para manter a equipe médica na cidade, o candidato projeta um “salário equilibrado com a média paga nas cidades da região metropolitana”.