O candidato do Partido da Causa Operária (PCO) à Prefeitura de Contagem, Sebastião Pessoa, propõe suspender o pagamento da dívida do município para direcionar os recursos a outras áreas da cidade da região metropolitana de Belo Horizonte. A promessa consta no plano de governo registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“A questão da dívida municipal se insere na problemática do débito dos Estados com a União. Na nossa concepção, essa dívida já foi paga diversas vezes e não faz sentido o município continuar pagando juros de algo que já foi quitado”, afirma Pessoa.
Segundo o candidato, o Brasil destina 46% do orçamento ao pagamento de serviços da dívida. “Isso inviabiliza os serviços na cidade. O dinheiro que poderia ser usado para beneficiar a população com saúde, educação e outras necessidades é desviado para pagar a dívida. Somos contra o pagamento da dívida pública.”
No plano de governo, o postulante do PCO destaca que “mais de R$ 1 trilhão é roubado para pagar os juros de uma dívida que, por si só, não deveria ser paga”. “O principal problema do Brasil é o saque gigantesco realizado pelos banqueiros todos os anos por meio da dívida pública”, conclui.