A candidata à prefeitura de Belo Horizonte pelo PDT, deputada federal Duda Salabert, foi ao Movimento de Luta Pró-Creches (MLPC), no bairro Salgado Filho, na região Oeste de Belo Horizonte, nesta sexta-feira (6 de setembro). O MLPC é uma organização social, sem fins lucrativos, que agrega 244 creches parceiras da Prefeitura. Foi organizada uma roda de conversas com a diretoria do Movimento, presidentes de creches e professores, que apresentaram suas demandas à candidata.
Em sua fala inicial, Duda disse que quer romper com a “lógica adultocêntrica”: “Desde quando eu era vereadora, a gente sonhava com uma sociedade que acabasse com essa lógica, que pensa as políticas e as cidades somente para adultos. A gente quer uma cidade construída com e para as crianças”.
Entre as demandas, foi feito o pedido para a contratação de psicólogos e assistentes sociais nas creches, tanto para atender alunos quanto funcionários. Na sabatina de O TEMPO na semana passada, Duda lembrou que existe uma lei federal obriga a presença desses profissionais nos espaços educacionais e disse que vai cumprir a legislação, caso eleita.
Os funcionários também reclamaram da falta de profissionais, tanto permanentemente quanto para substituir aqueles que entram de licença saúde. Outra reclamação foi a falta ou demora no diagnóstico de autismo para que crianças dentro desse espectro e o professor recebam auxílio dentro da sala de aula.
No final da conversa, Duda Salabert disse que se assumir a prefeitura, fará um estudo do impacto orçamentário para uma política de saúde mental nos espaços.