O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), que disputa a reeleição, recebeu neste domingo (08/09) apoio de um deputado estadual filiado a partido que participa de coligação de um rival de Fuad na briga pelo comando da capital.
Durante visita ao bairro Maria Teresa, região norte da capital, Mario Caixa (PV), ao lado do prefeito, anunciou o apoio e pediu votos para Fuad. O PV participa da coligação encabeçada pelo PT, que tem Rogério Correia como candidato a prefeito.
Caixa afirmou ter conversado com o comando do PV sobre o apoio a Fuad e afirmou que a decisão foi influenciada por uma negativa do PV em lançá-lo como prefeito da cidade nas eleições desse ano.
"Havia colocado o meu nome como pré-candidato a prefeito de Belo Horizonte lá no início e acabou que houve uma opção da federação pelo Rogério, o que é democrático, eu respeitei, mas tenho a minha liberdade como cidadão de Belo Horizonte. Imagino que todos vão entender essa minha posição", afirmou o deputado. O PV participa de federação que conta ainda, além do PT, com o PC do B.
O prefeito disse que o vice na chapa, Álvaro Damião (União), também trabalhou para que o deputado anunciasse o apoio. Os dois são radialistas. "Caixa é um grande amigo, amigo do Damião de 30 anos, meu amigo em tempo menor, mas muito chegado da gente. É uma voz que a cidade conhece, é uma voz que a cidade respeita, é uma voz que traz pessoas para o nosso lado" disse o prefeito.
No ato no Maria Teresa, Fuad prometeu, se reeleito, construir uma escola na região. O bairro surgiu há 23 anos e não tem um estabelecimento de ensino. Crianças e jovens precisam ir a bairros vizinhos para estudar. Conforme o prefeito, será feito um levantamento para determinar para qual faixa etária a escola será construída.
Conforme a legislação, as prefeituras são responsáveis prioritariamente pela educação infantil, mas podem dividir com o poder público estadual a oferta de vagas no ensino fundamental. "Vilas e favelas em Belo Horizonte ficaram muito abandonadas nesses últimos tempos. É preciso fazer revitalização e nada melhor que ouvir as pessoas, nada melhor que tá junto vendo o que precisa", disse o prefeito.
Clima seco
Durante discurso a moradores, e também durante entrevista à reportagem, o prefeito pediu para que a população tome cuidados por conta do tempo seco. Na sexta-feira (seis de setembro), um dos rivais de Fuad na corrida pela prefeitura, o vereador Gabriel Azevedo (MDB), afirmou que o chefe do Poder Executivo municipal estava "inerte" em relação à questão.
O prefeito, sem citar nomes, disse para as pessoas se hidratarem. "Estamos vivendo momento de seca, momento de dificuldade pela falta de chuvas e isso tem gerado uma série de doenças. É preciso nos proteger. Fica aqui o meu apelo para que as pessoas cuidem dos idosos, cuidem das crianças, não tomem banho muito quente e se hidratem", disse.
O que diz Rogério Correia:
Durante agenda em uma feira popular no bairro São Salvador, região Noroeste de Belo Horizonte, Rogério Correia (PT) disse que não sabia da presença de Mario Caixa em evento de Fuad. Ele ponderou, contudo, que isso é algo externo.
“É um problema do PV, não é problema nosso. A gente tem uma estrutura boa, o PV tem que resolver seus problemas lá. A campanha vai bem, não há crise nenhuma estabelecida na campanha”, avaliou.