A construção de mais leitos no Hospital Municipal de Contagem e a ampliação do complexo hospitalar são algumas das propostas do candidato a prefeito pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), Gustavo Olímpio, para a área da saúde. O postulante defende melhores condições de trabalho para os profissionais, pois, segundo ele, a sobrecarga tem comprometido o tratamento prestado aos usuários.
“A saúde, pelo que temos conversado com os trabalhadores e usuários, está muito precária. O Hospital Municipal, por exemplo, é insuficiente para atender a população da cidade. Defendemos que ele se torne um complexo para todos. Mais leitos são necessários, e esse é um dos gargalos para uma futura administração”, afirmou.
Olímpio acredita que a construção de novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) pode dar mais fluxo. “A nossa realidade atual é a seguinte: o morador de Contagem vai até Belo Horizonte porque sabe que, na capital, encontrará uma equipe médica mais estruturada, sem falar que o tempo de espera para atendimento é menor”.
Uma das alternativas do candidato do PSTU é a realização de concurso público e o fim das terceirizações para todos os níveis. “Queremos a efetivação dos profissionais com salários adequados. Se temos usuários reclamando do atendimento, é porque esses trabalhadores se desdobram com outros serviços para complementar a renda”.
“Muitas vezes, o profissional da saúde sai de um plantão e já emenda outros dois, pois está submetido a uma política de não valorização. Queremos mudar esse cenário e nos comprometemos a fixar a carga horária de 30 horas semanais para todos os profissionais de saúde”, complementa.
Outro ponto defendido pelo professor é a diminuição do tempo de espera para a marcação e realização de consultas. “Durante a campanha, já ouvimos usuários relatando que ficaram até dois anos e meio aguardando para conseguir fazer uma consulta e até exames. Precisamos dar a devida atenção para a saúde e queremos atrair cada vez mais profissionais para atuar em nossa cidade”.
Para atrair os trabalhadores e, consequentemente, aumentar o número de profissionais aptos a atender os pacientes, Olímpio promete o pagamento do piso nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate a Endemias (ACE). “Recursos existem, mas é preciso aplicá-los para proporcionar bem-estar na vida da cidade, principalmente em uma área tão importante para o funcionamento do município”, conclui.
Agenda
Nesta terça-feira (10 de setembro), Gustavo Olímpio vai realizar panfletagem na Escola Municipal Isabel Nascimento de Mattos, no bairro Petrolândia, e concederá entrevista para um podcast.
Eleições 2024
Quer conhecer outros políticas que concorrem ao pleito? Confira a lista de candidatos a prefeito e vereador de todas as cidades do Brasil nestas Eleições 2024.