Eleições 2024

PP declara apoio à candidatura de Bruno Engler em Belo Horizonte

Partido do ex-deputado Marcelo Aro faz parte da base de apoio do prefeito Fuad Noman, que vai tentar reeleição

Por Hermano Chiodi
Publicado em 20 de março de 2024 | 13:56
 
 
 
normal

Uma reunião entre os presidentes do PL e do PP sacramentou o apoio do Progressistas à candidatura do deputado estadual Bruno Engler (PL) na disputa pela prefeitura de Belo Horizonte, na eleição de outubro. 

Nesta quarta-feira (20), os Deputados Federais Domingos Sávio (PL) e Pinheirinho (PP), presidentes das siglas em Minas, se reuniram para baterem o martelo sobre a questão. Os partidos vão repetir a dobradinha feita em 2022, em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 

Atualmente, o PP, do presidente Pinheirinho, faz parte da base de apoio do prefeito Fuad Noman (PSD), que vai tentar a reeleição, e conta com cargos importantes na administração municipal, entre eles o do secretário de governo Castellar Guimarães Neto, responsável pela articulação política do prefeito.

Domingos Sávio, presidente do PL em MG, ressaltou a importância dessa parceria para o fortalecimento do projeto político que visa trazer avanços e melhorias para a capital mineira. "Estamos unindo forças para apresentar à população uma proposta sólida e comprometida com o desenvolvimento de Belo Horizonte. Bruno Engler é um nome que tem se destacado na assembleia, tem uma atuação muito efetiva e estamos confiantes no trabalho de sua pré-candidatura", afirmou o deputado.

Por sua vez, Pinheirinho, líder do PP na capital, enfatizou o caráter democrático e participativo dessa aliança, que busca unir diferentes experiências. "Estamos unindo esforços em prol de uma cidade melhor para todos. A pré-candidatura de Bruno Engler representa a renovação e a vontade de construir um futuro promissor para Belo Horizonte. Juntos, PL e PP estão comprometidos em trabalhar para atender às necessidades e demandas da população", concluiu o deputado.

Relação com Fuad

A reunião que definiu o apoio da legenda ao candidato do PL não contou com a participação de Marcelo Aro, ex-deputado e atual Chefe da Casa Civil no governo Zema. Aro é o principal articulador do acordo entre o PP e o governo municipal e lidera um grupo de vereadores na Câmara da capital, conhecido como "Família Aro", que tem auxiliado Fuad a tranquilizar a relação com o parlamento municipal. 

Antes mesmo do anúncio de que o PP iria declarar apoio à candidatura de Bruno Engler, o prefeito Fuad Noman já havia anunciado que, independente do apoio eleitoral, os representantes do grupo de Marcelo Aro, que conta inclusive com o secretário municipal de governo, Castellar Guimarães Neto, continuaria com seus cargos no governo enquanto tivessem interesse.

Durante o lançamento de sua pré-candidatura, Fuad destacou que o acordo não é eleitoral, é apenas para ajudar na governabilidade no legislativo. 

Segundo ele, a aliança vale até o fim deste ano. "Nossa combinação é de governabilidade até 31 de dezembro de 2024. Isso que foi combinado (...) nossa questão foi que eu precisava de ter uma maioria na Câmara, ele tinha os vereadores e nós conseguimos fazer isso", afirmou o prefeito.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!