TIRA DÚVIDAS

Eleições 2024: quem mora no exterior pode votar?

Saiba como deve proceder quem estiver fora do país na data de votação das eleições municipais de 2024

Por Mariana Cavalcanti
Publicado em 28 de abril de 2024 | 14:00
 
 
 
normal

O eleitor que mora fora do Brasil ou que estiver viajando para o exterior na data de votação não poderá votar nas eleições municipais de 2024. O voto em países estrangeiros só é possível, e obrigatório, nas eleições gerais, ou seja, para presidente da República. 

Por isso, eleitores que residem oficialmente em outro país não têm obrigação de votar nas eleições municipais e não precisam justificar. Essa regra é válida apenas para quem tem o título registrado na Zona Eleitoral do Exterior (ZZ), ou seja, que transferiu o documento para o exterior.

Já o eleitor que estiver apenas viajando para o exterior na data de votação deve justificar a ausência em até 60 dias após a eleição. A justificativa pode ser feita pelo portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou pelo aplicativo do e-Título. 

 

As eleições municipais de 2024 acontecem no dia 6 de outubro deste ano, com eventual segundo turno marcado para o dia 27 do mesmo mês. Este ano serão eleitos prefeitos e vereadores de cada município. A data limite para tirar o primeiro título de eleitor ou regularizar o documento é 8 de maio e é possível conferir a sua situação eleitoral no Portal do TSE.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!