Dia da Independência

7 de Setembro: Caminhões serão proibidos de entrar na Esplanada, em Brasília

Intenção é evitar manifestação semelhante à ocorrida em 2021; prédios públicos também terão segurança reforçada contra tentativas de invasão


Publicado em 31 de agosto de 2022 | 19:46
 
 
 
normal

Forças de segurança decidiram proibir a entrada de caminhões na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), no 7 de Setembro. O local será palco de desfile militar pelo Dia da Independência e de atos favroáveis ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição. A decisão foi tomada pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), que coordena as operações do evento.

A restrição acontece após o temor de invasão a algum prédio público, em especial ao Supremo Tribunal Federal (STF), que abriga ministros tidos como desafetos da militância bolsonarista. A intenção é, ainda, evitar que cenário ocorrido em 2021 se repita, quando caminhões ficaram estacionados na Esplanada, em frente ao Congresso Nacional (foto) e em direção ao STF. No dia seguinte, em 8 de Setembro, manifestantes bolsonaristas tentaram furar o bloqueio policial para tentar uma aproximação do prédio da Suprema Corte.

Neste ano, haverá segurança própria nos prédios públicos, além do reforço da Polícia Militar do Distrito Federal. "A corporação estará de prontidão para atuar com policiamento ostensivo especializado, como o choque, montado e aéreo, em casos de distúrbios e tentativas de invasão a prédios públicos. A área de realização do desfile, ao longo da arquibancada e imediações, terá o policiamento reforçado com linhas de policiais", informou a SSP-DF.

O trânsito na Esplanada também será fechado para qualquer outro tipo de veículo na véspera, em 06/09. "As vias serão liberadas para o trânsito de veículos após finalização do desfile, atos previstos e, principalmente, após avaliação técnica de cenário, de forma que seja garantida a segurança na região", informou a SPP-DF.

O órgão informou ainda que rodovias ditritais e federais serão monitoradas por órgãos de trânsito locais e por polícias federais. "Os locais são essenciais para observar a chegada de possíveis caravanas, além daquelas já catalogadas por meio de levantamentos de inteligência e registro de manifestações, que até então são de seis diferentes movimentos, todos pró-governo", acrescentou.

No 7 de Setembro, haverá revista do público que entrar na Esplanada, com bloqueio por meio de gradis. Também foram definidos objetos proibidos, como armas em geral, incluindo as de fogo, brancas (como facas) e réplicas de brinquedo. Também não poderão acessar pessoas portando fogos de artifício e explosivos em geral, sprays e aerossóis, mastros de qualquer material, garrafas de vidro e latas, substâncias inflamáveis e drogas ilícitas.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!