Eleições 2022

A 10 dias das eleições, PCB ainda não recebeu fundo eleitoral

Partido tem uma candidata à Presidência, a economista Sofia Manzano


Publicado em 22 de setembro de 2022 | 16:03
 
 
 
normal

A 10 dias das eleições gerais, que será realizada no dia 02 de outubro, o Partido Comunista Brasileiro (PCB) ainda não recebeu os recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FECH) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Conforme consulta feita pela reportagem do portal O TEMPO no site do TSE, o valor do fundo eleitoral que deveria ser destinado ao partido é de R$ 3,1 milhão. A situação da sigla para recebimento do recurso também aparece como "ok para liberar", apesar do não repasse.

Segundo a coordenação nacional da campanha de Sofia Manzano (PCB) ao Planalto, o TSE havia informado que o partido tinha um débito na Justiça Eleitoral por causa da prestação de contas das eleições de 2020. Esse imbróglio foi resolvido na última semana. 

"O próprio Ministério Público Eleitoral (MPE) deu parecer favorável a nossa prestação e nós a regularizamos. Mas o ministro Sergio Banhos ainda não despachou, fazendo com que o PCB não recebesse mais de 3 milhões de reais", informou, complementando que caso não ocorra resolução, os integrantes do partido realizarão ato em Brasília na próxima segunda-feira (26).

O partido, que acusa a Justiça Eleitoral de adotar "um tratamento diferenciado com os comunistas do PCB buscando inviabilizá-lo politicamente", solicitou a regularização de contas em novembro de 2021. Ela foi regularizada pelo TSE somente em setembro.

O PCB tem uma chapa puro-sangue concorrendo ao Palácio do Planalto. A candidata a presidente é a servidora pública e doutora em economia Sofia Manzano. O vice é o jornalista Antonio Alves da Silva Junior. Toda a receita obtida até agora, segundo apuração, foi obtida via plataforma de financiamento coletivo. Até esta quinta-feira (22), angariou R$ 19.555,00.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!