Discurso

Bolsonaro em Betim: presidente pede voto para Viana pela primeira vez

Presidente fez a mais significativa demonstração de apoio até o momento na campanha para o candidato ao governo do PL

Publicado em 24 de agosto de 2022 | 18:32

 
 
Viana organizou agenda de Bolsonaro em Betim; presidente pediu votos para ele Viana organizou agenda de Bolsonaro em Betim; presidente pediu votos para ele Foto: Ronaldo Silveira / O TEMPO
normal

O presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu votos para o candidato ao governo Carlos Viana (PL) durante evento em Betim, na região metropolitana, na tarde desta quarta (24). Foi a primeira demonstração mais significativa de pedir votos que o presidente fez ao senador mineiro. Bolsonaro esteve na cidade durante a tarde para participar de encontros com religiosos, prefeitos e apoiadores

A candidatura de Viana foi confirmada no fim do prazo porque Bolsonaro tentava conquistar apoio do governador Romeu Zema (Novo). No entanto, Zema declarou que vai apoiar o candidato do partido Novo a presidente, Felipe D’Ávilla. Bolsonaro, inclusive, chegou a declarar que tem boa relação com Zema e que “time que está ganhando não se mexe”, em referência ao atual governador.

Ao contrário de outras ocasiões, desta vez, Bolsonaro pediu votos explicitamente ao candidato de seu partido ao governo. “Temos aqui o nosso candidato a governador, Carlos Viana, senador por Minas e homem sério. Peço que votem nele para governador”, discursou. 

No lançamento de sua campanha, no dia 16, em Juiz de Fora, na Zona da Mata, o presidente levantou o braço de Viana, mas o senador não chegou a discursar. Já em Betim, o apoio se mostrou mais explícito do que em outras ocasiões.

Viana aproveitou o discurso para dizer que Bolsonaro, durante sua gestão, priorizou Minas e demandou recursos para o Estado. Ele disse que aceitou o convite para ser candidato para que o presidente  

“Quando fui para o Senado em 2019, me juntei imediatamente ao presidente e eu quero dar aqui o testemunho. O presidente em todo momento determinou aos ministros que dessem a Minas Gerais o tratamento que merece. Obrigado, presidente Jair Bolsonaro”, afirmou.

Bolsonaro elogia Cleitinho 

Além de Viana, Bolsonaro também pediu aos presentes que votassem em candidatos que o apoiam nestas eleições, principalmente, em Cleitinho, que tenta uma vaga de senador. 

Inclusive, o presidente elogiou bastante Cleitinho e disse que o mineiro se parecia muito com ele no início da carreira e fez muitos afagos

“Temos aqui o Cleitinho, nosso candidato a senador. Ele é um pouco 220 (volts), mas estou transformando-o em 110 (risos). Mais equilíbrio. Já fui um pouco parecido com esse 'bicho' no passado. É que no meu tempo, 1991, 1992, não tinha internet, não tinha telefone celular, e o bicho pegava na Câmara. Ele fez sua parte aqui. Exagerou em alguns momentos? Exagerou. Mas a gente amadurece, e o Cleitinho tem tudo para ser um grande senador, e tenho certeza que vocês vão votar nele”, declarou Bolsonaro.

Cleitinho retribuiu o apoio e disse que o Estado vai apoiar Bolsonaro. “Minas Gerais sempre decidiu eleição. Todas as vezes que o presidente ganhou em Minas, ele ganhou a eleição. A gente tem a obrigação de fazer a maioria aqui em Minas. Quando vocês saírem daqui, aquele eleitor que está dúvida ainda, que não sabe em quem votar, busquem ele para nós. Multiplique o Bolsonaro. Multiplique ele para cada canto. Fazer senador, ok. Fazer deputado federal e estadual, ok. Mas, a gente precisa fazer o presidente”, afirmou. 

 

O presidente também afirmou que deputados que o apoiam precisam de votos. “Não são apenas os do meu partido, o PL, mas de outros que caminham conosco. Precisamos desse apoio”, disse o presidente.