Em meio a buzinaço, caravanas e caminhoneiros chegaram na noite desta segunda-feira (05) a região central de Brasília para participar de ato no 7 de setembro, data de comemoração da Independência do Brasil. 

Nos veículos, muitos deles caracterizados das cores verde e amarelo, era possível observar bandeiras de apoio ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Durante a carreata, os manifestantes declaram apoio ao chefe do Executivo. O ato foi pacífico.

Assista aqui: 

A movimentação durou cerca de 30 minutos. Entre carros, carretas e ônibus, foi possível observar alguns apoiadores do chefe do Executivo desembarcando nos Setores Hoteleiros Norte e Sul de Brasília, onde ficarão hospedados. Outro grupo seguiu em direção ao Memorial JK.

Como efeito do ato, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) isolou o acesso à Esplanada dos Ministérios. Também foi utilizado um helicóptero para monitoramento. Em 2021, a chegada dos veículos ocorreu na noite do dia 06 de setembro. Na ocasião, a Esplanada ficou totalmente ocupada por caminhões. Neste ano, os manifestantes se anteciparam, mas sem sucesso.

Até a noite desta segunda-feira, viaturas do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (DETRAN-DF) e agentes da Secretaria de Segurança Pública faziam a segurança do local. 

O tempo de permanência da equipe na região ainda não foi determinado. Segundo uma fonte da PMDF consultada pelo portal O TEMPO, ônibus e motor homes foram desviados do Eixo Monumental.

Na manhã desta segunda, Bolsonaro levou apoiadores para dentro do Palácio da Alvorada – residência oficial do presidente em Brasília – e os convidou para os atos do 7 de Setembro

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes