O Partido Progressistas (PP) é a legenda que mais expandirá sua participação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em 2023. Nas eleições de 2018, o partido havia eleito apenas Zé Guilherme e, agora, além de tê-lo reeleito, conquistou mais cinco cadeiras. A partir do próximo ano, o PP será o quarto maior partido da Assembleia. O mais alto expoente nacional do partido é o deputado federal Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara.
O Partido dos Trabalhadores (PT) foi o segundo partido que mais avançou na representação. Em 2018, havia conquistado dez cargos, número que saltou para 12 em 2022. Assim, os petistas se consolidam ainda mais como o partido com maior representação na ALMG, posição que antes era empatada com o Partido Social Democrático (PSD) e com o Partido Liberal (PL), que agora têm nove deputados estaduais cada. A deputada Beatriz Cerqueira foi a campeã de votos do PT, escolhida por 248.664 eleitores, e só ficou atrás de Bruno Engler (PL), que obteve 637.412 votos no Estado.
O Partido da Mobilização Nacional (PMN) também conseguiu eleger mais dois deputados, passando de um para três representantes, impulsionados por Gustavo Valadares, que conquistou a reeleição. O Partido Social Cristão (PSC) e a Rede ganharam mais um assento, cada, e, agora, têm três e dois deputados estaduais na Assembleia, respectivamente.
Outros partidos que não haviam conseguido eleger nenhum candidato em 2018 desta vez conquistaram uma cadeira cada. O Democracia Cristã (DC) consagrou a candidata Maria Clara Marra, o Partido Socialismo e Liberdade (Psol) será representado por Bella Gonçalves e o Partido Republicano da Ordem Social (Pros), por Elismar Prado. Já o Novo, do governador reeleito Romeu Zema (Novo) não conseguiu expandir sua participação na casa e permanece com dois deputados estaduais.
A Assembleia reúne 77 deputados estaduais, que ocupam a posição durante quatro anos. O salário bruto dos deputados mineiros é R$ 25.322,25. Confira a lista de quantos deputados estadu ais cada partido terá entre 2023 e 2027:
- PT: 12
- PSD: 9
- PL: 9
- PP: 6
- PV: 4
- União Brasil: 3
- Republicanos: 3
- PSC: 3
- PMN: 3
- Patriota: 3
- Cidadania: 3
- Avante: 3
- Rede: 2
- PDT: 2
- Novo: 2
- MDB: 2
- Solidariedade: 1
- Psol: 1
- PSDB: 1
- PSB: 1
- Pros: 1
- Podemos: 1
- PCdoB: 1
- DC: 1