Vaga indefinida

DATATEMPO: Cleitinho lidera, mas indecisos deixam corrida ao Senado aberta

Levantamento mostra que 23,4% dos eleitores não sabem ou não responderam em quem votarão


Publicado em 30 de setembro de 2022 | 02:00
 
 
 
normal

O deputado estadual Cleitinho Azevedo (PSC) está na frente na corrida ao Senado em Minas, mas, diante da parcela significativa de 23,4% dos eleitores indecisos, a disputa está aberta, segundo a mais recente pesquisa do instituto DATATEMPO. O candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) cresceu 6,2 pontos percentuais em relação ao início de setembro, data do levantamento anterior, e chegou a 25,5% na estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados.

Alexandre Silveira (PSD), que tem apoio de Lula (PT), cresceu 5,7 pontos e agora tem 14,3%. Ele está tecnicamente empatado com Marcelo Aro (PP), o candidato de Zema (Novo), que subiu de 7,1% para 10,1%. No cálculo dos votos válidos (excluídos os brancos e nulos), Cleitinho tem 41,5%, Silveira, 23,4%, e Aro, 16,4%. A margem de erro é de 2,53 pontos.

Todos os demais candidatos estão tecnicamente empatados em terceiro lugar. Sara Azevedo (PSOL) tem 4,1%. Já Bruno Miranda (PDT) e Pastor Altamiro Alves (PTB) têm 3% cada um. Irani Gomes (PRTB), Naomi de Almeida (PCO) e Dirlene Marques (PSTU) pontuaram abaixo de 1%.

“O alto percentual de indecisos indica que a disputa ainda está em aberto. Na reta final, os efeitos do voto útil e apoios políticos podem ir modificando o cenário”, avalia a analista do DATATEMPO Bruna Assis.

A pesquisa também mediu as intenções de voto espontâneas. Neste caso, quando não são informados aos entrevistados os nomes dos candidatos, o objetivo é medir o nível de consolidação dos votos. Nela, os indecisos quase triplicam e chegam a 66,1%. Esse índice tem caído com a proximidade do dia de votação, mas segue elevado. Em agosto, por exemplo, eram 82% os que não sabiam dizer ou não responderam em quem votariam para senador. Cleitinho foi mencionado por 12% dos eleitores, Silveira, por 6,6%, e Aro, por 4,9%. Os demais nomes citados somam 2,5% e incluem tanto candidatos ao Senado quanto outros políticos. São 7,9% os que disseram votar em branco, nulo ou em ninguém.

espontanea

Outro

A pesquisa Datafolha realizada entre 27 e 29 de setembro e divulgada ontem apresenta cenário semelhante ao da DATATEMPO. Segundo o instituto, Cleitinho lidera a disputa. Ele subiu 6 pontos na comparação com a pesquisa de uma semana atrás e agora tem 26%. Porém, a pesquisa aponta 22% de indecisos, o que também deixa o cenário indefinido. Silveira cresceu de 13% para 17% e Aro (PP) oscilou de 10% para 12%, dentro da margem de erro de 3 pontos.

Ao contrário do DATATEMPO e do Datafolha, o Ipec (ex-Ibope), em pesquisa realizada entre 24 e 26 de setembro, Cleitinho tem 23%, e Silveira, 21%, o que significa que eles estariam empatados tecnicamente dentro da margem de erro de 2 pontos. Aro tem 12%.

Entre os entrevistados, 38% ainda podem mudar o voto

Outro indicador que demonstra que a corrida para o Senado está aberta é o índice de definição do voto: 38,2% dos entrevistados não estão totalmente decididos e admitem que podem mudar o voto declarado na pesquisa estimulada.

 

Essa parcela do eleitorado é formada por 12,9% de eleitores que afirmam que a decisão do voto é firme, mas pode mudar; 12,1% que consideram que têm apenas uma preferência inicial por determinado candidato que pode se alterar; e 13,2% que disseram que ainda não decidiram efetivamente. Além desses 38,2%, não souberam ou não responderam 3%.

Já 58,8% declaram que não mudarão o voto de jeito nenhum. Cleitinho é o candidato com maior percentual de decididos, com 72,5%. Silveira tem 66,5% e Aro, 58,9%.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!