O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, publicou uma foto do candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com ex-presidenciáveis aliados, e afirmou ser "um bando de fracotes mimados covardes e intolerantes". A crítica acontece nesta sexta-feira (30), um dia depois do debate na TV Globo, em que Bolsonaro acusou o petista de agir "histericamente", contra o outro candidato que não se posicionou contra o atual governo.
Apesar de não ter citado nenhum nome, a referência do mandatário foi ao candidato do PTB, Padre Kelmon, que foi acusado durante o encontro de ser "cabo eleitoral de Bolsonaro" pela candidata do União Brasil, Soraya Thronicke. Durante todo o debate, Padre Kelmon não se opôs a Bolsonaro e demonstrou simpatia ao governo federal. Já em debate com Lula, interrompeu a resposta do petista em vários momentos, sendo também interrompido pelo ex-presidente em menor escala.
"Ter esse tanto de linha auxiliar, além de atuais candidatos, e ainda se incomodar histericamente com um único presidenciavel que não está atacando o Governo mostra bem o que são: um bando de fracotes mimados covardes e intolerantes! Todos contra um e ainda pagam de oprimidos", publicou Bolsonaro no Twitter.
"De toda forma, agradeço por terem rasgado a fantasia e se unido para tentar salvar o sistema podre que criaram e impedir que o povo brasileiro perceba que o Brasil só não crescia porque eles não queriam. Nós vamos derrubar todos de uma vez só e enfim transformar o nosso país!", acrescentou.
- De toda forma, agradeço por terem rasgado a fantasia e se unido para tentar salvar o sistema podre que criaram e impedir que o povo brasileiro perceba que o Brasil só não crescia porque eles não queriam. Nós vamos derrubar todos de uma vez só e enfim transformar o nosso país!
— Jair M. Bolsonaro 2️⃣2️⃣ (@jairbolsonaro) September 30, 2022
Na imagem compartilhada, Lula está com Guilherme Boulos (PSol-SP), que concorre à Câmara dos Deputados; Geraldo Alckmin (PSB), vice na chapa com Lula; Marina Silva (Rede-SP), candidata à Câmara dos Deputados; Luciana Genro (PSol-RS), candidata a deputada estadual; Cristovam Buarque (sem partido), Henrique Meirelles (União) e João Vicente Goulart (PCdoB).
Em outra publicação no Twitter, Bolsonaro comentou imagens compartilhadas pela jrnalista Miriam Leitão, do grupo Globo, que o mostra sentado ao lado dos presidenciáveis homens, enquanto Lula estava no lado no estúdio em que estavam as candidatas mulheres. "Mulheres são os alvos preferidos de ladrões", comentou Bolsonaro.
- Mulheres são os alvos preferidos de ladrões. https://t.co/DCWt6IKtqc
— Jair M. Bolsonaro 2️⃣2️⃣ (@jairbolsonaro) September 30, 2022
O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.