Depois do debate selvagem que aconteceu na TV Globo durante a noite de quinta-feira (29), os candidatos ao Planalto tiveram agenda movimentada na última sexta-feira (30) antes do primeiro turno das eleições gerais, que ocorre no domingo (2). 

Participaram do debate presidencial, em ordem alfabética, Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Lula (PT), Felipe d'Avila (Novo), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil) e o autointitulado Padre Kelmon (PTB).

O presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, participou durante a manhã desta sexta-feira de uma motociata com apoiadores na cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas. Participaram do evento aliados do chefe do Executivo, como o deputado estadual e candidato ao Senado, Cleitinho Azevedo (PSC), o vereador de Belo Horizonte e candidato a deputado federal Nikolas Ferreira (PL) e 
o deputado estadual Bruno Engler (PL-MG).

Já o ex-presidente Lula cumpre agenda em três estados. Já participou de atividade no Rio de Janeiro, ao lado de Marcelo Freixo (PSB), candidato a governador, e André Ceciliano (PT), candidato ao Senado. Na sequência foi a Salvador, onde participou de caminhada ao lado do candidato petista ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues, que teve ainda as participações do governador Rui Costa (PT) e dos senadores Otto Alencar (PSD) e Jaques Wagner (PT).

No fim da tarde, Lula participará de um ato de campanha em Fortaleza com os candidatos ao governo cearense e ao Senado, Elmano de Freitas (PT) e Camilo Santana (PT), respectivamente.

Já o pedetista Ciro Gomes vai cumprir agenda no berço político de sua família, o município de Sobral, no Ceará. Atualmente, Ciro rompeu com os irmãos Cid Gomes e Ivo Gomes após a dupla sinalizar a preferência pelo petista no posto da Presidência da República. 

Simone Tebet participaria de Missa de Ação de Graças na Paróquia São Luiz Gonzaga, em São Paulo, mas a agenda foi cancelada. Segundo a sua assessoria de imprensa, a candidata continua no Rio de Janeiro, onde aguarda troca da aeronave que apresentou problemas antes do embarque.

Soraya Thronicke participou, às 14h, de reunião de campanha e, às 17h, concederá entrevista ao programa do humorista André Marinho no Youtube. Já Felipe D’Avila participou de agenda no Rio de Janeiro, em encontro no Comitê Central do Paulo Ganime, candidato ao governo do estado pelo Novo. Por fim, Kelmon concedeu entrevista para o Jornal Nova Manhã, também do Rio de Janeiro.

Conforme a Legislação Eleitoral, participaram do debate os candidatos com representação no Congresso Nacional, com no mínimo cinco parlamentares, além de não apresentarem impedimento na Justiça.

Além dos 7 nomes, os candidatos nanicos, aqueles que não marcam nas pesquisas eleitorais, também foi agitada.

Confira abaixo:

  • José Maria  Eymael (DC): No período da manhã, às 10h, fez caminhada na Rua 25 de Março, em São Paulo;
  • Leonardo Péricles (UP): Também às 10h, cumpriu agenda em Paraisópolis, São Paulo; no período da tarde, às 14h, vai à Mauá (SP) e, às 19h, na Universidade Zumbi dos Palmares;
  • Sofia Manzano (PCB): A partir das 17h, fará panfletagem da Candelária à Cinelândia no Rio de Janeiro;
  • Vera (PSTU): Na parte da manhã, às 6h30, participou de conversas com trabalhadores em obra da construção civil, em Belém; às 18h, participará de uma entrevista ao portal Esquerda Diário.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.