'LAVANDO VASILHA'

Kalil sobre Hospital do Barreiro: 'Zema estava descascando manga'

Ex-prefeito de BH disse que unidade de saúde só trabalha hoje com capacidade máxima por conta de sua ‘luta por esses leitos’


Publicado em 09 de setembro de 2022 | 14:05
 
 
 
normal

Após Romeu Zema (Novo) usar imagens do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro, no Barreiro, em BH, em seus vídeos de campanha, o candidato ao governo de Minas Alexandre Kalil (PSD) voltou a atacar o atual chefe do Executivo estadual. O ex-prefeito da capital mineira disse que Zema "descansava manga e lavava vasilha” quando a unidade de saúde passou a operar com capacidade máxima, em dezembro de 2017.

“Quando eu inaugurei o hospital do Barreiro, Zema estava descascando manga e lavando panela lá em Araxá, nem pensava em ser governador. Agora, no programa eleitoral dele, tem a foto do hospital que eu abri. Eu que fui até Brasília lutar por esses leitos. Pesquisem e vejam quem está falando a verdade.”, disse Kalil em entrevista à rádio 97 FM em Timóteo, no Vale do Aço, nesta sexta-feira (9). 

A afirmação aconteceu depois que a campanha de Kalil entrou com um pedido de resposta na Justiça Eleitoral por conta do uso das imagens do hospital na propaganda de Zema. As imagens foram exibidas na última quarta-feira (31), no bloco das 13h na TV. Também saiu em gravações para o rádio. 

“Salta aos olhos a má-fé e o intuito usurpador da propaganda veiculada, causando repulsa a tentativa de usurpar obras e benfeitorias realizadas pelos adversários no afã de obter votos”, diz a representação. Conforme a ação, o vídeo buscou “vender a imagem de bom gestor” com  “os maiores investimentos em saúde e educação da história”.

Kalil entregou o Hospital do Barreiro com capacidade máxima em dezembro de 2017, no seu primeiro ano de mandato à frente da Prefeitura de BH. Assim, a unidade aumentou sua oferta de leitos para 460 à época. Quando foi inaugurada, em dezembro de 2015, a unidade funcionava com 47 vagas do tipo. 

Vale do Aço

Kalil caminhou pelo Centro de Ipatinga no início da manhã, onde se encontrou com eleitores na Praça 1º de Maio. Às 10h, andou por Coronel Fabriciano, onde conversou com os moradores locais na Praça Sérvulo Roque, no Centro do município. 

O candidato esteve acompanhado do seu candidato a vice-governador, André Quintão (PT). Postulantes aos cargos de deputado estadual e federal do Partido dos Trabalhadores também figuraram nas agendas. O ex-presidente do Atlético chegou a autografar uma camisa do clube a pedido de um torcedor em uma das visitas. 

Durante a manhã, também atacou Zema. “A eleição começou agora. Vamos pensar bem. É hora de todo mundo ir lá na internet. Olha a propaganda eleitoral: "olha, Minas Gerais está no trilho". Mentira, não está. Quando eu falar alguma coisa no programa eleitoral, vai lá e olha se é verdade. Quando eles falarem, vai lá e olha se é verdade. É o bilionário contra o povo. A verdade contra a mentira”, disse Kalil.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!