ELEIÇÕES 2022

Lula aos militares: 'Não queremos Forças Armadas se metendo nas eleições'

No comício realizado em Curitiba, ex-presidente e candidato a 3º mandato disse ainda que militares vão voltar a ter papel nobre definido pela Constituição


Publicado em 17 de setembro de 2022 | 17:26
 
 
 
normal

Em comício realizado em Curitiba, capital paranaense, na manhã deste sábado (17), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato ao Palácio do Planalto pelo PT, declarou que em eventual terceiro mandato dele, as Forças Armadas vão voltar a "ter o papel nobre que está definido na nossa Constituição Federal". 

"As nossas Forças Armadas não tinham que estar preocupadas em fiscalizar urna. Quem tem obrigação de fiscalizar é a Justiça Eleitoral, os partidos políticos e os candidatos”, disparou Lula, em crítica indireta ao presidente Jair Bolsonaro (PL), principal adversário na disputa presidencial e que tem instigado o Ministério da Defesa e as Forças Armadas na fiscalização do processo eleitoral.

"Queremos Forças Armadas preparadas, equipadas e bem treinadas para ninguém se meter a invadir o Brasil”, continuou Lula. “Nós já lidamos com as Forças Armadas e a tratamos com muitos respeito. E é preciso que alguns de lá trate a sociedade com respeito porque nós não precisamos ser tutelados."

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!