Pleito

Partidos pedem prisão do diretor-geral da PRF por operações nas eleições

'Pedimos a todos os parlamentares da coligação que sigam até os locais das operações ilegais e deem voz de prisão a quem descumprir a lei', pontua Randolfe Rodrigues


Publicado em 30 de outubro de 2022 | 14:52
 
 
 
normal

O senador Randolfe Rodrigues (Rede) afirmou que a legenda pediu a prisão do diretor geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques. Em publicação nas redes sociais neste domingo (30), o legislador afirmou que o órgão não cumpre decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Pedimos a todos os parlamentares da coligação que sigam até os locais das operações ilegais e deem voz de prisão a quem descumprir a lei”, pontua.

O caso

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, notificou o diretor geral da Polícia Rodoviária Federa (PRF), Silvinei Vasques, para que explique imediatamente as denúncias de descumprimento de decisões judiciais e realização de operações no Nordeste do país.

O ministro publicou o link de uma entre as várias denúncias de que homens da PRF estão fazendo ações nas estradas que estariam dificultando a chegada dos eleitores às urnas. 

Alexandre de Moraes proibiu, na noite de sábado, que a PRF e a PF fizessem ações após um pedido de aliados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Esse pedido surgiu de rumores de que o governo federal havia determinação a realização de operações para dificultar o transporte de eleitores mais pobres. Pela decisão, ações contra transporte público, seja ele gratuito ou não, estariam vedadas.

Apesar das proibições, estão se avolumando relatos, incluindo vídeos, em que eleitores apontam estarem sendo parados, sobretudo no Nordeste. Há também eleitores acusando policiais federais de retirarem bandeiras de Lula e adesivos dos carros.


A coligação de Lula, pede a aplicação de multa pessoal de R$ 500 mil por hora de descumprimento da decisão judicial, sem prejuízo das responsabilidade administrativas do diretor geral e de agentes envolvidos.

"A coligação recebeu diversas denúncias de que agentes da PRF estão realizando operações por todo o Brasil para evitar o trânsito de ônibus, principalmente no Nordeste – e, com isso, aumentar a abstenção de eleitores. A situação prejudica especialmente eleitores do candidato Luiz Inácio Lula da Silva", diz a coligação.

Acompanhe a apuração dos votos do segundo turno para presidente no portal O TEMPO a partir das 17h.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!