A dois dias do primeiro turno das eleições gerais, o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, tem uma lista de celebridades que, mesmo sem declarar voto de forma explícita, confirmaram apoio a ele. Em alguns dos casos, o próprio mandatário tem compartilhado registros dos apoios nas redes sociais.
Nesta sexta-feira (30), Bolsonaro compartilhou no Twitter uma foto publicada pelo apresentador Amin Khader, que o beija no rosto e declara: "A primeira-dama que me perdoe, mas esse beijo aqui é inesquecível."
Logo depois, o presidente publicou um vídeo do ex-jogador de basquete Nenê Hilário, que se denominou como "brasileiro, patriota, cristão". De acordo com ele, o país passa por um momento "muito delicado" e que, com a candidatura de Bolsonaro, há uma "oportunidade de darmos continuidade a um Brasil melhor, sem corrupção, como era no passado", além de um "futuro promissor".
O ex-jogador de futebol Robinho, que atuou na seleção brasileira, publicou no Instagram, também nesta sexta, uma voto declarando voto em Bolsonaro. Ele identificou a imagem com o número de Bolsonaro na urna e uma bandeira do Brasil.
Na quinta-feira (29), Bolsonaro recebeu o apoio de Neymar. Em um vídeo no TikTok, o atleta confirmou a intenção de voto. Ele dançou uma música que declara o número de Bolsonaro na urna. A legenda do vídeo também informa o número de urna do mandatário. Há na lista esportiva, ainda, os ex-pilotos de Fórmula 1 Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi, o ex-jogador de futebol e técnico Renato Gaúcho e os jogadores de vôlei Wallace e Maurício Souza, assim como o lutador de MMA José Aldo.
No mundo artístico, os apoiadores declarados de Bolsonaro formam um quadro maior. Entre eles, os cantores Gusttavo Lima, Eduardo Costa, Latino, Bruno (da dupla com Marrone), Zé Neto (da dupla com Cristiano) e Sérgio Reis. Entre os atores, estão Thiago Gagliasso, Malvino Salvador, Humberto Martins, Felipe Folgosi e Regina Duarte. Esta última chegou a assumir o comando da Secretaria Especial da Cultura no governo Bolsonaro, mas ficou menos de três meses na função.
O candidato à reeleição tem também o apoio dos apresentadores Leda Nagle, Roberto Justus, Ratinho e Antônia Fontenelle, e dos influenciadores digitais Andressa Urach, Andréa Sorvetão e seu marido, Conrado.
O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.