A candidata do PCB à Presidência da República, Sofia Manzano, defende, entre suas propostas na campanha, a extinção da Polícia Militar, com uma espécie de organização coletiva para o controle da segurança pública. A proposta também está em seu programa de governo. No plano, ela também propõe a legalização da maconha 'a curto prazo'.
"Propomos a extinção da Polícia Militar, com a completa desmilitarização e reestruturação da segurança pública, sob um marco civil unificado e o controle da população trabalhadora, com participação popular direta, organizada e coletiva na segurança pública", afirmou a candidata do PCB em suas redes sociais.
No programa de governo apresentado ao TRE o tema é tratado de forma menos abrangente, apenas enfatizando a "desmilitarização" da segurança, com unificação das polícias e "instituição de ciclo completo junto com a desvinculação das forças de segurança do Exército, sob bases curriculares e formativas completamente reestruturadas numa lógica democrática". Segundo o programa do PCB, isso ajudaria a acabar com o que chama de "genocídio da população negra".
O texto também cita o "fim da política de guerra às drogas". "Descriminalização do uso de drogas, com legalização da maconha a curto prazo", aponta o documento.
O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.