Eleições 2022

TSE aprova registro de candidatura de Léo Péricles para Presidência

Plenário analisou documentação enviada e chancelou nome do candidato do Unidade Popular ao Planalto. Chapa terá a dentista Samara Martins como candidata a vice


Publicado em 31 de agosto de 2022 | 08:02
 
 
 
normal

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (30) os registros de candidaturas de Léo Péricles e Samara Martins para a corrida presidencial pelo partido Unidade Popular (UP). O técnico em mecânica vai concorrer ao cargo de presidente e a dentista é candidata a vice.

O relator, ministro Mauro Campbell Marques, analisou a documentação dos candidatos e apontou que todos os critérios exigidos em lei foram atendidos. O Plenário concordou de forma unânime. 

Nascido em Belo Horizonte, Léo Péricles tem 41 anos e declarou o menor patrimônio entre os candidatos (R$ 197). Ele é o presidente nacional do UP.

Essa é a primeira eleição nacional em que o partido participa. O registro de Léo Péricles não recebeu nenhuma impugnação. 

Outros registros em análise

Léo Péricles é o primeiro a ser analisado pelo Plenário em conjunto. O TSE começa a julgar nesta semana os pedidos de registro de candidatura a presidente da República. 

O calendário eleitoral prevê que todos os pedidos devem ser julgados até 12 de setembro, incluindo eventuais recursos.

Os ministros levam em consideração a documentação sobre a convenção partidária que escolheu os candidatos a presidente e vice-presidente, além das certidões, como certidão de desincompatibilização, de quitação com a Justiça Eleitoral e negativa criminal, entre outras.

Na sessão de quinta-feira (1º), o tribunal deverá analisar os pedidos de Ciro Gomes, candidato à Presidência pelo PDT, e de Roberto Jefferson, candidato pelo PTB e cujo pedido foi impugnado pelo Ministério Público Eleitoral.

Os candidatos Simone Tebet (MDB), Felipe D’avila (Novo), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU) já receberam aval dos relatores dos pedidos de candidatura. O Plenário precisa decidir se referenda ou não os deferimentos. 

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!