Eleições 2022

TSE disponibiliza aplicativos para acompanhar as eleições

Eleitor pode consultar o local de votação e também acompanhar a apuração dos votos em tempo real ao redor do país. Ferramentas são gratuitas


Publicado em 27 de setembro de 2022 | 15:28
 
 
 
normal

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza quatro aplicativos para acompanhar o processo eleitoral deste ano. Com eles, o eleitor pode consultar o local de votação e também acompanhar a apuração dos votos em todo o país. 

Os apps da Justiça Eleitoral são gratuitos e estão disponíveis nas lojas virtuais da App Store e Google Play. O tribunal indica que os aplicativos sejam baixados antes do primeiro e segundo turno das eleições, nos dias 2 e 30 de outubro, respectivamente.

Em parceria com o WhatsApp, o TSE também tem um chat para tirar as principais dúvidas dos eleitores e conta com um sistema de alerta de desinformação contra as eleições.

Título de eleitor

Para consultar o título de eleitor digital é preciso baixar o aplicativo e-Título. Nele, é possível consultar o local de votação e a situação eleitoral, além de emitir certidões de quitação e de crimes eleitorais. 

De acordo com o TSE, “os documentos podem ser obtidos a qualquer momento, até mesmo no dia da eleição”.

O aplicativo pode ser usado para justificar a ausência nos casos de eleitores que estão fora do domicílio eleitoral. E também serve como forma de identificação para aqueles que cadastraram a biometria.

Apuração dos votos 

O aplicativo Resultados permite acompanhar a apuração dos votos em tempo real no dia da eleição, no próximo domingo, 2 de outubro. A divulgação dos resultados começará às 17h, no horário de Brasília, quando encerra oficialmente o primeiro turno.

As consultas poderão ser feitas com o nome do candidato ou pelo cargo em disputa. O aplicativo vai mostrar os nomes de quem for eleito ou daqueles que vão disputar o segundo turno. 

Também será possível consultar os índices de comparecimento e abstenção das seções eleitorais, além da quantidade de votos válidos, em branco e nulos, e o número total de seções.

Haverá ainda informações sobre as urnas eletrônicas, como os Boletins de Urna e o Registro Digital de Voto. 

Boletim das urnas 

O eleitor que quiser conhecer os resultados apurados nas urnas eletrônicas pode usar o aplicativo Boletim na Mão. Com ele é possível saber o conteúdo dos Boletins de Urna (BU) impressos no encerramento das atividades de votação em cada seção eleitoral.

Cada urna imprime cinco vias do boletim após o encerramento da votação, que são anexadas na porta das seções eleitorais. O documento identifica a seção, registra o número de eleitores que votaram ali e a quantidade de votos recebidos por cada candidato ou partido. 

Com o aplicativo, será possível consultar esses boletins e também os votos nulos, em branco e as abstenções.

Denúncias de irregularidades

O eleitor pode usar o aplicativo Pardal para fazer denúncias de propaganda irregular ou outros atos ilícitos. A ferramenta permite tirar fotos, gravar vídeos e enviá-los para a Justiça Eleitoral de forma direta. 

Segundo o TSE, o aplicativo registrou mais de mil denúncias por dia na reta final da campanha do primeiro turno: foram 1.025 denúncias por dia na semana de 19 a 25 de setembro. No período anterior, entre 12 e 18 de setembro, haviam sido registradas 837 denúncias por dia.

Ao todo, a ferramenta foi acionada 24.257 vezes desde 16 de agosto, quando entrou no ar. As denúncias de irregularidades incluem a compra de votos, abuso de poder político e econômico, uso da máquina pública com motivação eleitoral e uso indevido dos meios de comunicação social. 

Ainda de acordo com o TSE, o aplicativo “possibilita que as denúncias com indícios de irregularidade sejam encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral”. 

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!